CAPITAL INTELECTUAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO: Percepção dos funcionários da Holding de um grupo de empresas goianas
DOI:
10.30781/repad.v3i3.9153Palavras-chave:
Capital Intelectual, Gestão do Conhecimento, AvaliaçãoResumo
O objetivo do presente estudo é avaliar o capital intelectual e as praticas de gestão de conhecimento da holding de um grupo de empresas goianas a partir da perspectiva de seus colaboradores. Participaram da pesquisa 100 colaboradores que responderam aos seguintes instrumentos validados no Brasil: Escala de avaliação do Capital Intelectual e a Escala de Gestão do Conhecimento. Verificou-se que, entre os três elementos que compõem o Capital Intelectual, Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional, o mais bem avaliado foi o Capital Estrutural (M=4,0) e o pior avaliado foi o Capital Humano (M=3,3). Com relação à Gestão do Conhecimento, o fator melhor avaliado foi a Orientação cultural para o conhecimento (M=4,0) e o pior avaliado foi o que se refere às Práticas formais de Gestão do Conhecimento (M=3,5). Ressalta-se a relevância da implantação estratégica de uma gestão com foco no conhecimento alinhada aos objetivos e estratégias organizacionais para que possa agregar valor a clientes internos e externos. Limitações e sugestão de novos estudos foram descritos.
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