VITRINE DE INSATISFAÇÃO: Um olhar para o pós-vendas das relações comerciais de eletroeletrônicos em plataformas digitais
DOI:
10.30781/repad.v3i3.8703Palavras-chave:
E-commerce, Pós-venda, Plataformas digitais, Reclamações de clientesResumo
A evolução tecnológica trouxe muitas mudanças para o cotidiano da sociedade, principalmente com relação ao comércio. O comportamento mais exigente dos consumidores obrigou as organizações a agir de forma mais proativa, tornando-as cada vez mais responsáveis pela captação do cliente. O objetivo geral deste trabalho é analisar os principais motivos das reclamações dos consumidores na plataforma digital Reclame Aqui com relação ao processo de compra de eletroeletrônicos durante o ano de 2017 até 13 de dezembro de 2018. A forma de pesquisa escolhida foi a descritiva com coleta de dados no portal Reclame. As informações extraídas a partir das reclamações determinaram o panorama das vendas no ambiente virtual, sendo que o defeito de funcionamento foi a principal reclamação, ocorreu também um grande número de reclamações não resolvidas, e os clientes demonstraram uma avaliação negativa quanto a falta de proatividade das empresas no processo de solução de problemas.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE MARKETING – Definition of Marketing, 2017. Disponível em: < https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> Acesso em 14 de Outubro de 2018.
BRASIL ECONÔMICO - O Sac não funciona? Conheça os 5 canais para registrar denúncias e reclamações. Disponível em <http://economia.ig.com.br/2016-05-17/o-sac-nao-funciona-conheca-5-canais-para-registrar-denuncias-e-reclamacoes.html > Acesso em 17 de Maio de 2018.
CABRAL, C. D. Eficácia na administração de vendas: importantes procedimentos envolvidos. Revista de Ciências Empresariais, p. 40, 2008.
CAMPOMAR, M. C. Pesquisa em marketing e seus problemas versus pesquisa de marketing. v. 4, p. 23, 2006.
CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-Satisfação Em Compras De Alto E Baixo Envolvimento. E-Satisfaction in Purchases of High and Low Involvement., v. 9, n. 4, p. 1–22, 2015.
COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3° Edição ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2009.
COELHO, L.; OLIVEIRA, R.; ALMÉRI, T. Crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham. Revista de Administração do UNISAL. C, p. 63–85, 2013.
FONSECA, J. J. S. Metafísica do Belo e Tríade Cultural. p. 1–127, 2002.
Confederação Nacional de dirigentes lojistas (2017) - 89% dos internautas fizeram compras online no ultimo ano aponta estudo do spc e cndl - https://www.cndl.org.br/noticia/89-dos-internautas-fizeram-compras-online-no-ultimo-ano-aponta-estudo-do-spc-brasil-e-cndl - Acesso em 9 novembro de 2018.
GIL, A. C. Como eleaborar projetos de pesquisa. 4° Edição ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.
HOR-MEYLL, L. F. et al. Por que consumidores reclamam de compras online? BBR - Brazilian Business Review, v. 9, n. 4, p. 133 a 156, 2012.
KAUARK, F. da S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: um guia prático. Via Litterarum, p. 88, 2010.
KOTLER, P. Analyzing consumer markets and buyer behaviorSão PauloPrentice Hall, , 1994.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Principios de Marketing. Rio de Janeiro - Prentice-Hall, 2003.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14° Edicao ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de MarketingSão PauloPearson Education do Brasil, , 2006.
LEVITT, T. Após a venda ter sido realizada, in Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1994.
MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social : teoria, método e criatividadeEditora VozesPetrópolisEditora Vozes, , 2002.
MIRANDA, G. A. D. E. Mídias sociais - O Marketing como forma de comunicação. p. 1–48, 2010.
NAKAMURA, A. M. Comércio Eletrônico Riscos Nas Compras Pela Internet. Monografia, p. 55, 2011.
NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Administração de Vendas - Planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2005.
RECLAME AQUI - Plataforma de reclamação online - Eletroeletronicos - Disponivel em: <https://www.reclameaqui.com.br/categoria/eletroeletronicos/> Acesso em 9 de Fevereiro de 2019.
RÍMOLI, T. T.; MELO, D. DE C. A Voz dos Consumidores em Redes Sociais: Proposição de um Modelo Eficaz de Gestão de Reclamações às Empresas. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 01, p. 49–64, 2018.
ROCHA, R. A.; PLATT, A. A. Administração de Marketing. 3° Edição ed. Santa Catarina: DEPTO. DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO (CAD/CSE/UFSC), 2015.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CREDITO – Consumo online 2017, Disponivel em: http://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp- content/uploads/2017/release_consumo_online_2017.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. 1° Edição ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Capa, 2009.
TAVARES, M. C.; AFONSO, T.; LOCATELLI, R. L. Segmentação de mercado, diferenciação de produtos e a perspectiva da antropologia do consumo. Revista Gestao & Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 106–122, 2011.
TORRES, C. A Biblia Do Marketing Digital. 1° Edição ed. São Paulo: Ltcla, Novatec Editora, 2009.
WESTBROOK, R. A.; OLIVER, R. The Dimensionality of Consumption Emotion Pattems and Consumer Satisfaction. Journal of Consumer Research, v. 18, p. 84–91, 1991.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.