VITRINE DE INSATISFAÇÃO: Um olhar para o pós-vendas das relações comerciais de eletroeletrônicos em plataformas digitais

Autores

  • Lucas Adriano Dias Ramos lucasadrianodias@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro fmctrigueiro@yahoo.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO https://orcid.org/0000-0002-4704-2764

DOI:

10.30781/repad.v3i3.8703

Palavras-chave:

E-commerce, Pós-venda, Plataformas digitais, Reclamações de clientes

Resumo

A evolução tecnológica trouxe muitas mudanças para o cotidiano da sociedade, principalmente com relação ao comércio. O comportamento mais exigente dos consumidores obrigou as organizações a agir de forma mais proativa, tornando-as cada vez mais responsáveis pela captação do cliente. O objetivo geral deste trabalho é analisar os principais motivos das reclamações dos consumidores na plataforma digital Reclame Aqui com relação ao processo de compra de eletroeletrônicos durante o ano de 2017 até 13 de dezembro de 2018. A forma de pesquisa escolhida foi a descritiva com coleta de dados no portal Reclame. As informações extraídas a partir das reclamações determinaram o panorama das vendas no ambiente virtual, sendo que o defeito de funcionamento foi a principal reclamação, ocorreu também um grande número de reclamações não resolvidas, e os clientes demonstraram uma avaliação negativa quanto a falta de proatividade das empresas no processo de solução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logística e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE MARKETING – Definition of Marketing, 2017. Disponível em: < https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> Acesso em 14 de Outubro de 2018.

BRASIL ECONÔMICO - O Sac não funciona? Conheça os 5 canais para registrar denúncias e reclamações. Disponível em <http://economia.ig.com.br/2016-05-17/o-sac-nao-funciona-conheca-5-canais-para-registrar-denuncias-e-reclamacoes.html > Acesso em 17 de Maio de 2018.

CABRAL, C. D. Eficácia na administração de vendas: importantes procedimentos envolvidos. Revista de Ciências Empresariais, p. 40, 2008.

CAMPOMAR, M. C. Pesquisa em marketing e seus problemas versus pesquisa de marketing. v. 4, p. 23, 2006.

CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-Satisfação Em Compras De Alto E Baixo Envolvimento. E-Satisfaction in Purchases of High and Low Involvement., v. 9, n. 4, p. 1–22, 2015.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3° Edição ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2009.

COELHO, L.; OLIVEIRA, R.; ALMÉRI, T. Crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham. Revista de Administração do UNISAL. C, p. 63–85, 2013.

FONSECA, J. J. S. Metafísica do Belo e Tríade Cultural. p. 1–127, 2002.

Confederação Nacional de dirigentes lojistas (2017) - 89% dos internautas fizeram compras online no ultimo ano aponta estudo do spc e cndl - https://www.cndl.org.br/noticia/89-dos-internautas-fizeram-compras-online-no-ultimo-ano-aponta-estudo-do-spc-brasil-e-cndl - Acesso em 9 novembro de 2018.

GIL, A. C. Como eleaborar projetos de pesquisa. 4° Edição ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.

HOR-MEYLL, L. F. et al. Por que consumidores reclamam de compras online? BBR - Brazilian Business Review, v. 9, n. 4, p. 133 a 156, 2012.

KAUARK, F. da S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: um guia prático. Via Litterarum, p. 88, 2010.

KOTLER, P. Analyzing consumer markets and buyer behaviorSão PauloPrentice Hall, , 1994.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Principios de Marketing. Rio de Janeiro - Prentice-Hall, 2003.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14° Edicao ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de MarketingSão PauloPearson Education do Brasil, , 2006.

LEVITT, T. Após a venda ter sido realizada, in Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1994.

MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social : teoria, método e criatividadeEditora VozesPetrópolisEditora Vozes, , 2002.

MIRANDA, G. A. D. E. Mídias sociais - O Marketing como forma de comunicação. p. 1–48, 2010.

NAKAMURA, A. M. Comércio Eletrônico Riscos Nas Compras Pela Internet. Monografia, p. 55, 2011.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Administração de Vendas - Planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2005.

RECLAME AQUI - Plataforma de reclamação online - Eletroeletronicos - Disponivel em: <https://www.reclameaqui.com.br/categoria/eletroeletronicos/> Acesso em 9 de Fevereiro de 2019.

RÍMOLI, T. T.; MELO, D. DE C. A Voz dos Consumidores em Redes Sociais: Proposição de um Modelo Eficaz de Gestão de Reclamações às Empresas. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 01, p. 49–64, 2018.

ROCHA, R. A.; PLATT, A. A. Administração de Marketing. 3° Edição ed. Santa Catarina: DEPTO. DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO (CAD/CSE/UFSC), 2015.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CREDITO – Consumo online 2017, Disponivel em: http://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp- content/uploads/2017/release_consumo_online_2017.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. 1° Edição ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Capa, 2009.

TAVARES, M. C.; AFONSO, T.; LOCATELLI, R. L. Segmentação de mercado, diferenciação de produtos e a perspectiva da antropologia do consumo. Revista Gestao & Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 106–122, 2011.

TORRES, C. A Biblia Do Marketing Digital. 1° Edição ed. São Paulo: Ltcla, Novatec Editora, 2009.

WESTBROOK, R. A.; OLIVER, R. The Dimensionality of Consumption Emotion Pattems and Consumer Satisfaction. Journal of Consumer Research, v. 18, p. 84–91, 1991.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

RAMOS, L. A. D.; TRIGUEIRO, F. M. C. VITRINE DE INSATISFAÇÃO: Um olhar para o pós-vendas das relações comerciais de eletroeletrônicos em plataformas digitais. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 115–132, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i3.8703. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8703. Acesso em: 5 nov. 2024.