ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
DOI:

Palavras-chave:
Treinamento, desenvolvimento, colaboradores.Resumo
As principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. A. Percepção de Gestores e Técnicas sobre o processo de Gestão por Competências em Organizações no Brasil. Dissertação mestrado em Administração. Universidade de Brasília. Brasília, 2007.
AQUINO, Cleber Pinheiro de. Administração de Recursos Humanos: uma introdução. São Paulo, 1980.
ARAUJO, Luis Cesar G. Gestão de Pessoas: Estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
ABTD, 3 ed. São Paulo, Makron Books, 1999 Bussab, W. O. e Morettin, P.A. (1987). Estatística Básica, 4a Ed., São Paulo.
Botter, D.A. , Paula, G.A., Liete, J.G. e Cordani, L.k. (1996). Noções de Estatística. São Pau-lo:IME/USP.
BOOG, Gustavo G., Magdalena T.; Manual de Treinamento e Desenvolvimento: Processo e Operações – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto.: Introdução à Teoria Geral da Administração. Edição compacta – Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. – Rio de Janeiro: Campus, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. São Paulo: 3 edições, 2009.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano nas Organizações. ed. São Paulo: Atlas 8, 2004.
DEMO, G. Política de Gestão de Pessoas nas organizações: papel dos valores pessoais e da justiça organizacional. São Paulo: Atlas, 2008.
DESSELER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
FLEURY, M. T. L.; et al. As Pessoas na Organização. 4. ed. São Paulo: Gente, 2002.
HANASHIRO, D. M.; TEIXEIRA, M.L.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. v. 22, n. 140, p. 44-53, 1932.
LEITE, E. J. A. A importância da gestão financeira em tempos de crise. 2009. Disponível em: Acesso em 13 de Maio de 2016.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
MILKOVICH. G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.
OLIVEIRA, I. J.; CRUZ; C. A.B. A importância da aplicação do treinamento e desenvolvimento nas organizações. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.6, n.2, Pub.2, Abril 2013. Disponível em: http://www.itpac.br/arquivos/Revista/62/2.pdf [Acessado em: 01 de Novembro de 2017]
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.
ROOBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
VOLPE, Renata Araújo & LORUSSO, Carla Bittencourt. A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho. www.psicologia.com.pt. 1-8 p.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.