QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E PRIVADA: O caso comparativo em cinco escolas de Rondonópolis Mato Grosso
DOI:
10.30781/repad.v3i2.8554Palavras-chave:
Saúde. Satisfação. Insatisfação.Resumo
Tendo em vista a qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino médio, em duas instituições públicas e três privadas no total de 56 professores. Justifica-se a importância do bem-estar docente. O estudo comparativo entre as médias. No objetivo geral, possa verificar o que causa satisfação e insatisfação ao trabalho aplicado um questionário estruturado de Walton (1973). Os específicos comparar diferenças entre as instituições púbicas e particulares, identificar diferenças entre o gênero, analisar diferenças entre idade e avaliar diferenças no tempo de serviço. Realiza-se então uma pesquisa com a metodologia científica descritiva, quantitativa de 37 questões, análise fatorial que resultou em 9 componentes de extração e testes não paramétricos de Mann-Whitney U e Kruskal Wallis Test. Na qualitativa uma pergunta aberta sobre os relatos de QVT. Originou-se com a utilização de ferramentas IBM Estatiscics na versão 20 e XMind8 na versão 2016. Diante disso, os fatores que estavam mais satisfeitos eram as instituições particulares, gênero masculino, idade entre 30 a 40 e tempo de serviço 10 a 15 anos. Nas hipóteses 1, 2, 3, e 5 foram confirmadas. Por fim, conclui-se como sugestões futuras ter maior amostra, se existe diferenças entre as formações e regiões como interior e capital.
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