PANORAMA DOS ESTUDOS DE CASO DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIENTIFIC PERIODICALS ELETRONIC LIBRARY – SPELL
DOI:
10.30781/repad.v3i1.8164Palavras-chave:
Estudo de Caso. Gestão Ambiental. Revista SpellResumo
Apesar das críticas do passado por alguns cientistas sobre o questionamento de credibilidade do método de Estudo Caso, atualmente, dentre os métodos de pesquisa, o Estudo de Caso é um dos mais populares. Em alguns momentos as pesquisas que utilizaram esse método foram alvos de críticas no meio científico e em alguns casos confundido como um simples método ou estágio de pesquisa de caráter exploratório, ou como uma pesquisa etnográfica ou de observação participante. Portanto, há uma necessidade de imergir no campo de Estudo de Caso para melhor compreender como e quando se aplica. Uma das formas para esse entendimento é via análise das publicações científicas nos periódicos dependendo de período do interesse do pesquisador. Assim, este artigo objetivou analisar os estudos de caso publicados na base SPELL na área temática de gestão ambiental, nos anos 2015 a 2018. A análise se desdobrou em categorias como: nome das revistas publicadas, quantidades de artigos, principais palavras chave e classificação Qualis/CAPES por revista. O método utilizado para o levantamento dos dados desta pesquisa, foi a partir, da base científica Spell (Scientific Periodicals Electronic Library). Utilizamos “Gestão Ambiental” como palavra-chave. Quanto ao método de seleção de artigos, escolhemos os classificados como Estudo de Caso, publicados em resumos e periódicos entre 2015-2018, nas seguintes áreas de conhecimento: Administração, Economia, Engenharia, no idioma em Português. Quanto à abordagem, este trabalho é de cunho quantitativo/qualitativo. Quanto aos resultados apresentados na amostra dos vinte e um (21) artigos analisados, oito (8) artigos foram publicados na Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, três (3) artigos na Revista Desenvolvimento em Questão, dois (2) na Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, dois (2) artigos na Revista Gestão e Sociedade, e um artigo em cada uma das outras cinco revistas encontradas.
Downloads
Referências
CORAIOLA, D. M.; SANDER, J. A.; MACCALI, N.; BULGACOV, S. Estudo de Caso. In: TAKAHASHI, A. R. W. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. São Paulo: Atlas, 2013.
DE ANDRADE, S. R.; RUOFF, A. B.; PICCOLI, T.; SCHMITT, M. D.; FERREIRA, A.; XAVIER, A. C. A. O estudo de caso como método de pesquisa em enfermagem: uma revisão integrativa. Texto Contexto Enferm, v. 26, n.4, 2017.
FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: Boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, 2011.
GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, 1995.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa. Tipos fundamentais: Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, 1995.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas I. Tradução Beatriz Vianna e Nelson Boeira. - 9. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2006.
MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Inovação, Investigação em Educação.
EDUSER: revista de educação, v. 2, n. 2, 2010.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010- 248 p; 23 cm.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.