TEORIA DAS REDES E OS PROCESSOS SOCIAIS DE MODERNIZAÇÃO EM PEQUENOS E MÉDIOS ESTABELECIMENTOS RURAIS NA MICRORREGIÃO SUDESTE DE MATO GROSSO
DOI:
10.30781/repad.v3i1.7778Palavras-chave:
Redes sociais, Estabelecimentos Rurais, Modernização.Resumo
O tema da pesquisa localiza-se na interseção entre a Sociologia Econômica e a Sociologia das Organizações e tem como objetivo investigar os processos sociais de modernização em estabelecimentos rurais que produzem leite, grãos, peixe, com tamanho até 250 hectares, localizados na microrregião sudeste do estado de Mato Grosso, basicamente nas cidades de Campo Verde e Juscimeira. Nos orientamos pela seguinte problemática de pesquisa: por que alguns estabelecimentos rurais se modernizam e outros não? À vista disso, partimos da sociologia econômica e a teoria dos laços de Mark Granovetter para lançar a hipótese geral de que as redes sociais em que os responsáveis pelos estabelecimentos rurais estão inseridos explicam sua maior ou menor modernização. Esta pesquisa possui caráter exploratório, com intuito de familiarizarmos com nosso objeto de estudo. Como instrumento metodológico, utilizaremos a observação estruturada, a fim de verificar a existência de redes sociais e se essas interações podem influenciar na modernização de seus estabelecimentos rurais.
Downloads
Referências
BRASIL. IBGE. Censo Agro, 2017. Disponível em: Acesso em 05 abr. 2019.
BRYMAN, Alan. Social Research Methods. London: Oxford University Press, 2016.
SCOTT, J. Social Network Analysis. 4ª ed, Sage Publications. 2017 p. 42-54.
GRANOVETTER, M.S. (1973). The Strength of Weak Ties, American Journal of Sociology, No. 78, pp. 1360-1380.
GRANOVETTER, M. S. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. The American Journal of Sociology, Vol. 91, No. 3 (Nov., 1985), pp. 481- 510.
HANNAN, M. T.; FREEMAN, J. The Population Ecology of Organizations. The American Journal of Sociology, Vol. 82. Nº 05, pp. 929-964. 1977.
HELFAND, S., PEREIRA, V.; SOARES, W. Pequenos e Médios Produtores na Agricultura Brasileira: Situação Atual e Perspectivas. In: BUAINAIN, A. M.et al. (Orgs.). O mundo rural no Brasil do século XXI - a formação de um novo padrão agrário e agrícola Brasília/Campinas: Embrapa/Instituto de Economia da Unicamp, 2014.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário, 2017. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/. Acesso em: 23 nov. 2018.
INKELES, A; SMITH, D. H. Tornando-se Moderno. Editora: UNB, Brasília, 1981.
KAUFMAN, D. A Força dos “Laços Fracos” de Mark Granovetter no Ambiente do Ciberespaço. Revista Galáxia, São Paulo, n. 23, p. 207-218, jun. 2012.
PEIXOTO, J.; EGREJA, C. A força dos laços fracos. Estratégias de emprego entre os imigrantes brasileiros em Portugal. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v.24, n.1. p. 263-281. 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.