A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE QUANTO À USABILIDADE DO APLICATIVO DE CARTÃO NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS-MT.
DOI:
10.30781/repad.v2i3.7770Palavras-chave:
Experiência dos usuários. Usabilidade. Aplicativos.Resumo
Ao entender a experiência dos clientes pode-se levar a tomar decisões mais assertivas de forma a interagir da melhor forma possível com o público almejado. As pessoas buscam facilidade e rapidez no uso dos aplicativos de modo que os acessos devam ser simples e intuitivos. O objetivo geral desta pesquisa é o de identificar e analisar a experiência dos clientes quanto a usabilidade do aplicativo do cartão de compras em uma empresa do setor varejista no município de Rondonópolis – MT. Esta pesquisa é qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados um questionário eletrônico aplicado em 110 clientes, e a utilização da técnica netnográfica para a categorização da página do Facebook da empresa. Após a análise dos dados pode concluir que as dificuldades encontradas pelos clientes são determinadas principalmente pela lentidão ao acessar o aplicativo de cartão e a necessidade de demonstração de como utilizar o aplicativo de forma rápida e simples atendendo assim as expectativas de ambos ao obterem processos operacionais de forma eficiente e objetiva.Downloads
Referências
AMARAL, Sueli Angélica do. Estudo de Usuário de e Marketing da Informação: User Study and Information Marketing. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2012. 20 p.
ARAUJO, Fernanda Steinbru ch. Avaliação da experiência do usuário: Uma proposta de sistematização para o processo de desenvolvimento de produtos. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis. 2014. 238 p.
BENTIVEGNA, Fernando Jucá. Fatores de impacto no sucesso do marketing boca a boa on-line. Revista de Administração de empresas: São Paulo. v. 42. N.1. Jan/mar. 2002. p. 79-87.
BOBSIN, D.; VISENTINI, M. S.; LÖBLER, M. L. A influência dos determinantes do trabalho gerencial na percepção do ajuste entre a tecnologia e a tarefa: um estudo exploratório. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 9, n. 2, p. 1-25, 2010.
CIRIBELI, João Paulo; PAIVA, Victor Hugo Pereira. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Belo Horizonte: Revista Mediação. v. 13. n. 12. Jan/jun, 2011.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. 3 ed. 2009. 428 p.
CORSATTO, C. A.; HOFFMANN, W. A. M. A Evolução das Mudanças Técnicas, Tecnológicas e da Inovação e seus Impactos na Produção do Conhecimento Organizacional: Aprendizagem Organizacional e Open User Innovation. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 4-31, 2016.
Disponível em: https://www.facebook.com/Pernambucanas-1308622382487885/?ref=br_rs. Acesso em: 04/09/2018.
GOMES, C. M. R.; FARIAS, J. S. A influência da Expectativa de Desempenho e de Esforço Percebidas por Usuários no Uso de um Aplicativo de Compras. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 20, n. 1, p. 72-90, 2017.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 12 ed. 2012.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso. 2014.
LOPES, Elisabete Cristina. Uma (Re)visão do conceito de experiência do usuário: a experiência como narrativa. USP: São Paulo. 2012. 42 p.
NIELSEN, Jakob; BUDIU, Raluca. Usabilidade Móvel. Rio de Janeiro: Elsevier. 1 ed. 2014.
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; GRACIO, Maria Claudia Cabrini. Análise a respeito do tamanho de amostras aleatórias simples: uma aplicação na área de Ciência da Informação. Revista de Ciência da Informação. v.6. n.3. Junho, 2005.
PRATES, Raquel Oliveira; SOUZA, C.S. Extensão do Teste de Comunicabilidade para Aplicações Multi-usuário. Cadernos do IME: v. 13. p.46-56, 2002.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Editora Freevale. RS: Novo Hamburgo. 2 ed. 2013.
ROSA, S. C.; SCHREIBER, D.; SCHMIDT, S.; KUHN JUNIOR, N. Management Practices that Combine Value Cocreation and User Experience: An Analysis of the Nubank Startup in the Brazilian Market. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 2, p. 22-43, 2017.
ROZADOS, Helen Frota; PIFFER, Bárbara Pilatti. Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos. Em questão: Porto Alegre, RS. vol. 15. núm. 2. jul/dez, 2009, p. 169-182. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10387. Acesso em 29 de agosto de 2017.
SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Conectividade e Informação – O mundo em suas mãos: Apple é sinônimo de Inovação orientada para ‘User Experience’. Revista Espaço Acadêmico. n.109. jun. 2010. p. 7-11. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10062/5589. Acesso em: 28 de agosto de 2017.
SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Inovação e Usabilidade orientada para ‘User Experience’. Revista Espaço Acadêmico. n.110. jul. 2010. p. 69-72.
SIQUEIRA, N. S. C.; CHRISTINO, J. M. M. Análise do Mix de Marketing de Serviços de Transporte de Passageiros Através de Dispositivos Móveis no Brasil. Marketing & Tourism Review, v. 2, n. 1, p. 1-34, 2017.
ZONATO, Anderson Nigro. O celular como ferramenta de comunicação integrada de Marketing. Inovcom. 2014. v. 6 n. 2. p. 16-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.