UMA REFLEXÃO DOS ARTIGOS SOBRE FENOMENOLOGIA PUBLICADOS NA SCIENTIFIC PERIODICALS ELETRONIC LIBRARY - SPELL
DOI:
10.30781/repad.v2i3.7763Palavras-chave:
Fenomenologia. Estudo bibliográfico. Base de dados.Resumo
O uso da fenomenologia sobre os estudos ainda é algo em debate, devido às adaptações necessárias do campo filosófico para o campo empírico e sua complexidade de informações e metodologias. Entretanto, não pode-se negar a riqueza desse método para investigações que buscam conhecer o aspecto subjetivo da relação entre os seres humanos e seus espaços vividos, ou seja, as essências dos fenômenos. Foi tratado inicialmente uma breve contextualização teórica sobre a fenomenologia, para posteriormente mostrar um panorama dos artigos que utilizaram esse método em suas pesquisas. Este estudo objetivou descrever a fenomenologia na abordagem da pesquisa científica, fazendo um levantamento dos artigos encontrados na base da SPELL nos anos 2000 a 2018, enfatizando a importância deste método nos estudos organizacionais. Utilizou como procedimento metodológico pesquisas em referenciais bibliográficos e uma pesquisa no banco de dados da SPELL (Scientific Periodicals Eletronic Library) para o levantamento de artigos que continham, em seus resumos ou em seus títulos, a palavra “fenomenologia”. Foram encontrados 42 (quarenta e dois) artigos relacionados ao tema pesquisado, entretanto 01 (um) deles não seguiu os critérios analisados.
Downloads
Referências
BOAVA, D. L. T.; MACEDO, F. M. F. Contribuições da fenomenologia para os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, Ed. Especial, p. 469-487, 2011.
GODOI, C.K. et al (Org.). Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MEDEIROS, M.L.; PASSADOR, J.L.; BECHELENI, D.G. A fenomenologia e a pesquisa em turismo: Reflexões para aplicação com base no turismo gastronômico. Turismo Visão e Ação. ISSN 1983-7151, v. 13, n. 1, p. 20–34, 2011.
MIRANDA, N. M. Percepção ambiental dos proprietários rurais do município de Palmas (TO): subsídios para o licenciamento ambiental. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO.
MOURA, M.C.C.; BITENCOURT, C.C. A articulação entre estratégia e o desenvolvimento de competências gerenciais. RAE-eletrônica. São Paulo, v. 5, n. 1, Art. 3, jan./jun. 2006.
PIMENTEL, R.; NOGUEIRA, E.E.S. Estudos baseados na prática: possibilidades metodológicas para pesquisas em estudos organizacionais. Revista Organizações & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 350-370, 2018.
PONTY-MERLEAU, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SANTOS, F.P.; SOUZA, L.B. Estudo da percepção da qualidade ambiental por meio do método fenomenológico. Mercator. Fortaleza, v.14, n.2, p. 57-74, 2015.
SIANI, S.R.; CORREA, D.A.; LAS CASAS, A.L. Fenomenologia, método fenomenológico e pesquisa empírica: O instigante universo da construção do conhecimento esquadrinhada na experiência de vida. Revista da Administração da UNIMEP (RAU). ISSN: 1679-5350, v.14, n. 1, p. 193-219, 2016.
SILVA, M. T. Uma análise crítica do método fenomenológico e da sua relação com as “Geografias” Humanistas. Geografia em Questão. ISSN 2178-0234, v. 06, n. 02, p. 63-93, 2013.
SILVEIRA, R. Z. da; GUERRA, A.C; GONÇALVES, C.A. A Aplicação da fenomenologia nos estudos organizacionais do Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa RAEP. Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 269-300, 2012.
SOUZA, L. B. Percepção ambiental e fenomenologia: possibilidades de adaptação do método e alguns exemplos de pesquisas. Desenvolvimento e Meio Ambiente (DMA). v.40, p. 297-314, 2017.
SOUZA, L. B. Percepção ambiental e a fenomenologia de Husserl: um exercício de reaproximação. In: SILVA, V. C. P; CORCÍNIO JÚNIOR, G. (Orgs.) Natureza e representações imaginárias. Curitiba: Apris, 2013. p. 35-51.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.