COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Camila Bittencourt do Nascimento camila.organiza@gmail.com
    Fucape Business School
  • Arilda Magna Campagnaro Teixeira arilda@fucape.br
    Fucape Business School

DOI:

10.30781/repad.v2i2.6369

Palavras-chave:

Ensino Superior, Administração, Desenvolvimento de Competências, Percepção dos alunos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apontar as competências percebidas pelos estudantes de Administração do estado do Maranhão que foram desenvolvidas durante seus cursos. Utilizou uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, com corte transversal, por meio da coleta de dados primários por acessibilidade. Os resultados foram obtidos através de estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. As estatísticas descritivas apontaram que alguns alunos da IES Pública e das Privadas tenderam a concordar quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades; enquanto outros não - os desvios-padrão das médias das respostas indicaram dispersão entre opiniões. As estimativas da regressão, ao nível de 5% de confiança, apontaram que, para a IES pública, somente o Perfil Profissiográfico mostrou-se estatisticamente significante para explicar o perfil do egresso. Para as IES Privadas, mostraram-se estatisticamente significantes, ao nível de 5% de confiança, as variáveis, Perfil Profissiográfico, Job Description e "trabalhar na área administrativa". Esses resultados sugerem que os alunos das IES públicas percebem menos competências e habilidades que estão lhes sendo desenvolvidas do que os alunos das IES Privadas.

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Biografia do Autor

Camila Bittencourt do Nascimento, Fucape Business School

Mestre em Administração

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

DO NASCIMENTO, C. B.; TEIXEIRA, A. M. C. COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 53–74, 2018. DOI: 10.30781/repad.v2i2.6369. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6369. Acesso em: 19 jul. 2024.