FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE MARCAS E O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DO SEGMENTO DE MODA EM CUIABÁ - MT: SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE GÊNEROS

Autores

  • Gabriela Marques Poio gabrielapoio@hotmail.com
    UFMT
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro fmctrigueiro@yahoo.com.br
    UFMT
  • Diogo Barbosa Leite diogo.b1@hotmail.com
    IFMT

DOI:

10.30781/repad.v2i1.6204

Palavras-chave:

Marketing de varejo. Comportamento do consumidor. Moda. Gêneros.

Resumo

Estamos vivendo em uma época em que os consumidores são expostos a inúmeras formas de propaganda e ações de marketing das mais variadas marcas, principalmente do segmento de moda. Essa reação observada pelos varejistas da moda pode ser explicada pela crescente diminuição da força das marcas no país, bem como, pela tendência de não fidelidade às marcas por parte dos consumidores. Diante desse contexto, o presente estudo objetivou compreender os diferentes fatores que influenciam na escolha de marcas e no comportamento de compra de homens e mulheres no segmento de moda, buscando analisar similaridades e diferenças entre os gêneros. Para isso, realizou-se um levantamento não probabilístico com consumidores de moda do gênero masculino e feminino. Os principais resultados obtidos apontam diferenças significativas entre os gêneros, como a frequência de compra, fonte de busca por informações, elementos avaliados no pós-compra e estratégias de marketing apontadas pelos consumidores. Nas similaridades mais significativas verificou-se o fator necessidade como sendo associado ao ato de comprar, baixo índice de não fidelidade a apenas uma marca e os fatores levados em consideração no momento da compra, como preço e design/estilo dos produtos da moda.

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Biografia do Autor

Gabriela Marques Poio, UFMT

Graduada em Administração pela UFMT

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, UFMT

Docente lotado na FACC-UFMT.

Diogo Barbosa Leite, IFMT

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é Mestrando Regular do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Em pesquisa, atua com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

 

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

MARQUES POIO, G.; MIRIALDO CHAVES TRIGUEIRO, F.; LEITE, D. B. FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE MARCAS E O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DO SEGMENTO DE MODA EM CUIABÁ - MT: SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE GÊNEROS. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 84–103, 2018. DOI: 10.30781/repad.v2i1.6204. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6204. Acesso em: 5 nov. 2024.