BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF SCIENTIFIC PRODUCTION ON IDENTIFIED COMMERCIAL CLUSTERS IN THE METROPOLITAN REGION OF SÃO PAULO BETWEEN 2013 AND 2021 IN THE AREAS OF ADMINISTRATION, ACCOUNTING AND TOURISM
DOI:
https://doi.org/10.30781/v9i1.17864Palavras-chave:
Análise Bibliométrica; Clusters Comerciais; Produção Científica NacionalResumo
A pesquisa possui como objetivo identificar e analisar as características da produção científica sobre clusters comerciais identificados territorialmente na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP entre o período de 2013 a 2021 fazendo uso da técnica denominada de Análise Bibliométrica com base em material científico já publicado. Discorrendo sobre a sua metodologia, a presente pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo o seu tipo de pesquisa caracterizada como descritiva, por meio de um levantamento do atual estado da arte sobre o tema clusters comerciais, com publicações inseridas na área de Administração, Contabilidade e Turismo – ACT. Enquanto resultados, as publicações científicas sobre clusters comerciais centrados territorialmente na RMSP estão concentradas em quatro importantes blocos para efeitos dessa análise, sendo o primeiro classificado pelo Estrato Qualis (A3 e A4) o segundo bloco sob as classificações (B2 e B3). O terceiro bloco caracteriza um Estrato Qualis sob nota (C). E o quarto bloco apresentando a classificação dos eventos (E1 e E2). A abordagem qualitativa é predominante nas pesquisas analisadas, correspondendo a 81,9% dos artigos. Quanto a classificação do tipo de pesquisa, a pesquisa descritiva torna-se a mais influente correspondendo a 54,5% dos textos analisados.
Downloads
Referências
AGUIAR, Helder de Souza; PEREIRA, Cristina Espinheira Costa; DONAIRE, Donaire. Bom Retiro retail polo: fashion business cluster. SIMPOI, p.1-16, São Paulo, 2014.
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometrics: historical evolution and current issues. In question, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p.11-32, jan./jun. 2006.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Scientific meetings. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÒN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org). Sources of information for researchers and practitioners. Belo Horizonte: Publishing company UFMG, 2000.
Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Considerations on Qualis Periodicals and the criteria for stratification and their use in the evaluation. Ministry of Education / Quadrennial Assessment. p. 01-08, 2017. Available in: < https://www.capes.gov.br/images/Qualis_periodicos_2017/Consideracoes_Qualis_Periodicos_Area_27_2017_-_final.pdf>. Access at: 10 de julho de 2022.
COSTA, Esdras da Silva; DONAIRE, Denis, GASPAR, Marcos Antonio. Business clusters: a study on the shop agglomeration textile in São Paulo, Brazil. Management & Regionality, v. 33, n. 98, p.4-19, may-aug, 2017.
COSTA, Esdras da Silva. Writing a scientific article is not a seven-headed animal. In: SIMKA, Sérgio. (Org.). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018.
COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Aline dos Santos Belloto. Entrepreneurship in models of commercial clusters: exploratory research on store agglomerations in the great São Paulo region. Free Magazine of Sustainability and Entrepreneurship, v. 3, n. 3, p.69-89, may-jun, 2018.
COSTA, Esdras da Silva Costa; FERREIRA, Anali Maria da Silva; SANTOS, Luciana Almeida dos. Process of identifying a commercial cluster of pubs located in metropolitan region of Sao Paulo. Contemporary Science Magazine. V. 4, n. 1, p.113-126, jun./dec, 2018.
COSTA, Esdras da Silva; OLIVEIRA, Maria Genilda Marques de; SOUZA, Maria Tailania Rodrigues da Silva. Identification process of a commercial cluster: exploratory study at São Caetano street (cluster of the brides). Sustainable Entrepreneurship and Innovation Magazine v. 5, n. 1, p.33-46, jan-apr, 2020.
COSTA, Esdras da Silva; SILVA, Camila de Lucena; PEREIRA, Ionara de Melo; SILVA, Jéssica Aparecida da. Commercial clusters: identification of a motorcycles commercial cluster in São Paulo (General Osório street). Sustainable Entrepreneurship and Innovation Magazine. v. 6, n. 1, p.3-14, jan-apr, 2021
DONAIRE, Donaire; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; FITTIPALDI, Marco Aurélio Sanches. Competitiveness of business clusters: study on an agglomeration of small vehicles shops in the city of São Paulo. Micro and Small Business Magazine. v.7, n.3, p.64-78, 2013
FARINA, Milton Carlos; COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis da. The effects of competition in business clusters models: exploratory research about the cluster of essences located in the neighborhood of Sé – São Paulo city. XVIII Management Seminars, São Paulo, p.1-17, november, 2015.
GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; ZUCHINI, Vinícius Dantino; RENZO, Gabriel; SOUZA, João Vitor Murari de. Competitive advantages of a commercial retailer cluster: case study of Jurubatuba street. SYNERGY, Rio Grande, v. 19, n. 1, p.9-20, 2015.
GIL, Antonio Carlos. How to design research projects. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Research methodology in education: a dialogued theoretical-practical approach. Curitiba, PR: Intersaberes, 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Scientific methodology. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARSHALL, Alfred. Economics principles. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
PEREIRA, Cristina Espinheira Costa; POLO, Edison Fernades; SARTURI, Greici. Proposition of metrics for the assessment of competitiveness in clusters: an application in the textile and clothing group of Brás. VI Meeting of Studies in Strategy, Bento Gonçalves, RS. p.1-16, 19 a 21 of may, 2013.
PORTER, Michael. Clusters and the New Economics of Competition. Harvard Business Review. p.75– 90. Nov./Dez, 1998.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Research Methodology. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SEBRAE. Subsidies for the identification of clusters in Brazil. Research Report. São Paulo, p.53, august, 2002.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Research Methods. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SIQUEIRA, João Paulo Lara; GUIMARÃES, Carlos Inácio Maradei; DONAIRE, Denis; RIMONATO, Irene Pereira de Oliveira; CARELLI, Teresinha de Jesus. Commercial Clusters: a Strategic Reality in Retail. 3º Latin American Retail Congress, Fundação Getulio Vargas, p. 16, São Paulo, 2010.
SOUZA, Roberto Vidal de; SILVA, Rosângela Sarmento; DONAIRE, Denis; MICIOTTI, Silvio Augusto. Retail concentration of evangelical products in the city of São Paulo: a study of street Conde de Sarzedas VIII Meeting of Studies in Entrepreneurship and Small Business Management, Goiânia, p.1-14, 24 a 26 de march 2014.
SCHMITZ, Hubert. Collective efficiency: growth path for small-scale industry. Journal of Develop-ment Studies. n. 31, p.529–566, 1995.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Theory of economic development. São Paulo: Nova Cultura, 1964.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Qualitative research: techniques and procedures for the development of grounded theory. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; IWAMOTO, Helga Midori; MEDEIROS, Ana Lúcia. Bibliometric studies (?) in administration: discussing the transposition of purpose. Administration, Teaching and Research, Rio de Janeiro. v. 14, n. 3, p.423–452, jul, aug, set, 2013.
VANTI, Nadia Aurora Peres. From bibliometrics to webometrics: a conceptual exploration of the mechanisms used to measure the registration of information and the diffusion of knowledge. information Science, Brasília, v. 31, n. 2, p.152-162, may/aug. 2002.
ZACCARELLI, Sergio Baptista; TELLES, Renato; SIQUEIRA, João Paulo Lara; BOAVENTURA, João Mauricio Gama; DONAIRE, Denis. Clusters and business networks: a new vision for business management. São Paulo: Atlas, 2008.
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Esdras da Silva Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.










