ESTRESSE: ESTUDO ENTRE SUPERVISORES DE UMA EMPRESA ATUANTE NO RAMO DE CALL CENTER EM MONTES CLAROS/MG

Autores

  • Luana Santos Souza rrodney508@gmail.com
    Faculdade Santo Agostinho
  • João Guilherme Magalhães-Timotio j.guilhermemagalhaes@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ferreira Júnior Ferreira Júnior rrodney508@gmail.com
    Universidade Estadual de Montes Claros
  • Leandro Gonçalves Cristovam leandrogc@fasa.edu.br
    Faculdade Santo Agostinho

DOI:

10.30781/repad.v7i1.14431

Palavras-chave:

Estresse, Supervisores, Líderes, Call Center

Resumo

O estresse é um assunto recorrente nos últimos tempos. É um estado de tensão que afeta diretamente o funcionamento do equilíbrio interno do organismo, uma consequência biológica proveniente da necessidade de adaptação do indivíduo a situações ou pessoas ao seu redor. Em muitos dos casos, as pessoas acometidas de estresse associam sua ocorrência ao ambiente de trabalho e, na maior parte das vezes está ligado à tensão, pressão, rotinas desgastantes e à falta de autonomia na resolução das situações estressoras. Por esse motivo o problema norteador do estudo está em descobrir o nível de estresse dos supervisores de uma empresa atuante no ramo de Call Center em Montes Claros-MG. O objetivo geral foi o de observar o nível de estresse dos respectivos líderes e os objetivos específicos abrangem a identificação e apresentação dos principais fatores condicionantes do estresse e a verificação, na percepção dos supervisores, do impacto do estresse causado no trabalho em sua vida pessoal e profissional. A metodologia a utilizada é de natureza básica e de abordagem quantitativa, o objetivo da pesquisa é de caráter descritivo e explicativo e para a obtenção das informações foi realizada uma pesquisa de levantamento de dados através de um questionário e, dentro do universo da pesquisa, cerca 70 supervisores, foi selecionada uma amostragem aleatória.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

SOUZA, L. S.; MAGALHÃES-TIMOTIO, J. G.; FERREIRA JÚNIOR, F. J.; CRISTOVAM, L. G. ESTRESSE: ESTUDO ENTRE SUPERVISORES DE UMA EMPRESA ATUANTE NO RAMO DE CALL CENTER EM MONTES CLAROS/MG. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.30781/repad.v7i1.14431. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/14431. Acesso em: 9 maio. 2024.