COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO NO SEGMENTO VESTUÁRIO DE MARCAS PREMIUM EM CUIABÁ

Autores

  • Wictória Pereira wictoria.pereira@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Mato Grosso http://lattes.cnpq.br/3269387530392204
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro fmctrigueiro@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.30781/repad.v6i2.13921

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Moda, Vestuário premium, Luxo

Resumo

Cada vez mais, as empresas precisam desenvolver e implementar estratégias que satisfaçam as necessidades e desejos dos consumidores. Nesse sentido, a segmentação de mercado apresenta-se como uma forma de especificar os direcionamentos e esforços para um público singular. Em especial, o segmento de vestuário premium representa uma parcela significativa para o varejo de moda. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar o comportamento de compra e consumo no segmento vestuário de marcas premium na cidade de Cuiabá. Para tanto, foi realizada uma pesquisa mista, a partir de quatro entrevistas com gestores de lojas do segmento estudado e uma survey com consumidores. Os principais resultados caracterizam a convergência na visão dos consumidores e dos gestores em perceberem o segmento como sinônimo de qualidade e durabilidade, e a divergência entre eles no quesito da percepção da exclusividade como diferencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wictória Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Secretariado Executivo pela Faculdade Educacional da Lapa e atualmente é aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT. Realizou o curso Tecnico em Secretariado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Ocupa o cargo de Técnica em Secretariado na Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, na área de Parcerias e Mobilidade Internacional. Em pesquisa atua na área de Marketing, Comportamento do Consumidor e Inovação.

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logística e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor.

Referências

ALLÉRES, D. Luxo. Estratégias, marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

APEX BRASIL. Bedetermined: a fórmula do sucesso nas mãos de Sônia Hess. Disponível em <https://portal.apexbrasil.com.br/2016/11/03/bedetermined-a-formula-do-sucesso-nas-maos-de-sonia-hess-executiva-da-dudalina/> Acesso em: 26 de março de 2019.

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOUÇAS, C. Mercado de moda cresce em receita e em volume. Disponível em: <https://www.valor.com.br/empresas/5150790/mercado-de-moda-cresce-em-receita-e-em-volume> Acesso em: 15 de agosto de 2018.

BOUÇAS, C. Mercado global de luxo cresce 5% e chega a US$ 1,4 tri. Disponível em: < https://www.valor.com.br/empresas/5244895/mercado-global-de-luxo-cresce-5-e-chega-us-14-tri> Acesso em: 20 de julho de 2018.

BRANDÃO, M.; PARENTE, J.; OLIVEIRA, B. B. Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no Mercado brasileiro. Revista de Administração de Empresas, v. 9, n. 2, art. 11, jul/dez 2010.

CHIARA, M. Redes sociais influenciam decisão de compra. Disponível em: < https://exame.abril.com.br/tecnologia/redes-sociais-influenciam-decisao-de-compra/> Acesso em 27 de março de 2019.

CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DINIZ, C. O mercado do Luxo no Brasil: tendências e oportunidades. São Paulo: Seoman, 2012.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES de Sá, R. R. L.; MARCONDES, R. C. O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminine no Brasil.

CADERNOS EBAPE.BR, v. 8, nº 3, artigo 8, Rio de Janeiro, Set. 2010.

IBOPE. Pesquisa mostra comportamento e hábitos do consumdor brasileiro. Disponivel em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Pesquisa-mostra-comportamento-e-habitos-do-consumidor-brasileiro.aspx>. Acesso em: 12 de março de 2019.

KELLER, K. L. Building Customer-Based Brand Equity: a blueprint for creating strong brands. Cambridge: Marketing Science Institute, 2001.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. São Paulo: Atlas, 2009.

LOPES, M. M.; CASTELO BRANCO, V. T. F.; SOARES, J.B. Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação. TRANSPORTES v. 21, n. 1, p. 59–66, 2013.

MACHADO, A. R. S. Novos papéis dos consumidores como difusores de opinião no setor da hotelaria. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Marketing e Estratégia) – Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Braga.

MARCONDES, R. C.; SÁ, R. R. L. G. O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil.

CADERNOS EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 8, nº 3, artigo 8, p. 514 - 534, Set. 2010.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

MARTINS, J. R. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Global Brands, 2006.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PIANARO, L. MARCONDES, R.C. Identificação de conceitos, significados e atributos dos produtos de luxo no mercado de roupas e acessórios. Revista Alcance - Eletrônica, Vol. 17 - n. 1 - p. 73-83 / jan-mar 2010.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, C. D. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

REVISTA EXAME. Crescimento da indústria de moda impulsiona o surgimento do Fashion Law. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/crescimento-da-industria-de-moda-impulsiona-o-surgimento-do-fashion-law/>. Acesso em: 09 de agosto de 2018.

RIBEIRO, B. Consumidores estão menos fiéis às marcas. Disponível em: <https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/34633/consumidores-estao-menos-fieis-as-marcas.html>. Acesso em: 11 de março de 2019.

ROUX, E.; LIPOVETSKY, G. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SANTOS, T. S.; ROMEIRO, M.C.; GOES, K. F.K.; TRIGUEIRO, F. M. C. Nível de ceticismo na fonte da mensagem na comunicação de marketing social e ambiental: estudo com público jovem em Cuiabá – Mato Grosso. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, vol. 7, n. 2, p. 98-123, Jul.-Dez., 2017.

SILVA, S. M. A. Comportamentos de compra de moda: uma comparação entre gêneros. 2008. 107f. Monografia – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2008.

SILVEIRA, C. M. Análise do comportamento de consumo no mercado de luxo no Brasil e compreensão do comportamento de compra. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual de Campinas, Limeira, 2015.

SILVEIRA, M.; TEIXEIRA, P. P.; CAMPOS, P. C.; HEICHSEN, V.; CARVALHO, V. C. S. Tendências mercadológicas. Estação científica, Juiz de Fora, n. 06, Ago./Set. 2008.

SHETH, J. N.; NEWMAN, B. I.; GROSS, B. L.; Why we buy what we buy: a theory of consumption values. Article in Journal of Business Research , March 1991.

STREHLAU, S. Marketing do luxo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo, sendo. Porto Alegre: Bookman, 2016.

URDAN, F. T.; URDAN, A.T. Gestão do Composto de Marketing: visão integrada de produto, preço, distribuição e comunicação. São Paulo: Atlas, 2013.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ZANELLA, L.C.H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC: CAPES: UAB, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

PEREIRA, W.; MIRIALDO CHAVES TRIGUEIRO, . F. . COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO NO SEGMENTO VESTUÁRIO DE MARCAS PREMIUM EM CUIABÁ. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.30781/repad.v6i2.13921. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13921. Acesso em: 8 maio. 2024.