O DISCURSO DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSUMO:

relatos e evidências

Autores

  • Liliane de Olivera Rezende rezende.liliane@gmail.com
    Centro Universitário Unihorizontes
  • Caissa Veloso e Sousa caissaveloso@yahoo.com.br
    Centro Universitário Unihorizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira jeffersonrodrigues@live.com
    Centro Universitário Unihorizontes
  • Leonardo Benedito Oliveira Rezende leonardorezende100@gmail.com
    Centro Universitário Unihorizontes

DOI:

10.30781/repad.v6i3.13846

Palavras-chave:

Consumo infantil; Grupos de referência; Representações simbólicas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o discurso de crianças, com idades entre 9 e 11 anos, acerca do comportamento de consumo. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram entrevistadas 53 crianças. As entrevistas foram analisadas à luz da análise de conteúdo, considerando-se as seguintes dimensões: o consumo e suas representações simbólicas; grupo de referência e, por fim, a influência da mídia no consumo. Identificou-se que o consumo, para essas crianças, representa algo que excede as características utilitárias dos bens, podendo representar a felicidade, coisas boas. Ainda, foi possível extrair dos relatos o desejo de se parecerem com adultos que admiram, quando seus familiares, e seus ídolos, sejam do esporte, da música, da novela ou do cinema. O hábito de poupar foi identificado em crianças que recebem mesada, o que, na pesquisa, compreendem doze crianças. Todas elas afirmam poupar suas mesadas até conseguirem o montante necessário para comprar o que desejam. Deste modo, verifica-se a influência familiar na educação financeira, fazendo com que suas ações presentes sejam pensadas a partir de consequências futuras.

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Biografia do Autor

Liliane de Olivera Rezende, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes

Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes

Doutorado em Administração. Professor e Pesquisador do Centro Universitário Unihorizontes.

Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

REZENDE, L. de O.; SOUSA, C. V. e; PEREIRA, J. R.; REZENDE, L. B. O. O DISCURSO DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSUMO: : relatos e evidências. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.30781/repad.v6i3.13846. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13846. Acesso em: 17 maio. 2024.