O DISCURSO DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSUMO:

relatos e evidências

Autores

  • Liliane de Olivera Rezende rezende.liliane@gmail.com
    Centro Universitário Unihorizontes
  • Caissa Veloso e Sousa caissaveloso@yahoo.com.br
    Centro Universitário Unihorizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira jeffersonrodrigues@live.com
    Centro Universitário Unihorizontes
  • Leonardo Benedito Oliveira Rezende leonardorezende100@gmail.com
    Centro Universitário Unihorizontes

DOI:

10.30781/repad.v6i3.13846

Palavras-chave:

Consumo infantil; Grupos de referência; Representações simbólicas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o discurso de crianças, com idades entre 9 e 11 anos, acerca do comportamento de consumo. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram entrevistadas 53 crianças. As entrevistas foram analisadas à luz da análise de conteúdo, considerando-se as seguintes dimensões: o consumo e suas representações simbólicas; grupo de referência e, por fim, a influência da mídia no consumo. Identificou-se que o consumo, para essas crianças, representa algo que excede as características utilitárias dos bens, podendo representar a felicidade, coisas boas. Ainda, foi possível extrair dos relatos o desejo de se parecerem com adultos que admiram, quando seus familiares, e seus ídolos, sejam do esporte, da música, da novela ou do cinema. O hábito de poupar foi identificado em crianças que recebem mesada, o que, na pesquisa, compreendem doze crianças. Todas elas afirmam poupar suas mesadas até conseguirem o montante necessário para comprar o que desejam. Deste modo, verifica-se a influência familiar na educação financeira, fazendo com que suas ações presentes sejam pensadas a partir de consequências futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane de Olivera Rezende, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes

Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes

Doutorado em Administração. Professor e Pesquisador do Centro Universitário Unihorizontes.

Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes.

Referências

ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. Usando crianças para vender: infância e consumo na publicidade de revistas. Revista Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 230-248, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

BOURDIEU, P. Las estructuras sociales de la economía. Buenos Aires: Manantial, 2003.

BRASIL. Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 25 fev. 2022.

CABRAL, A. et al. A regulação da publicidade infantil: uma arena de debates entre as organizações sociais e do mercado. Temática, v. 8, n. 10, 2015.

CAMPOS, A. Q.; RECH, S. R. Considerações sobre Moda, tendências e consumo. Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 3, n. 3, p. 170-198, 2010.

CASTRO, L. R. Infância e adolescência na cultura de consumo. Rio de Janeiro: Nau, 1998.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA – CONAR. 2015. A autorregulamentação e o "politicamente correto". Disponível em: <http://www.conar.org.br/> Acesso em 05 mar. 2022.

CRUZ, C. C. O impacto negativo da publicidade dirigida às crianças, o incentivo desenfreado ao consumo e a distorção de valores. In: Semana jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, 3, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: FDRP, 2010.

ENGEL, J. F. et al. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FANCHIN, R. M. R. A Venda de Dados Pessoais e o Incentivo ao Consumo Infantil por meio das Plataformas de E-Commerce. Revista Inclusiones, v. 8, n. 2, p. 223-237, 2021.

FURLAN, M. R.; GASPARIN, J. L. A construção do “ser” criança na sociedade capitalista. Terra e Cultura, v. 38, n. 1, p. 3-15, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GUEDES, E. F. Consumo infantil. Revista Pretexto, v. 2, n. 1, p. 41-44, 2001.

GUNTER, B.; FURNHAM, A. As crianças como consumidoras. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

HANSEN, F.; HANSEN, M. H. 2005. Children as innovators and opinion leaders. Young Consumers, v. 6, n. 2, p.44-59, 2005.

IGLESIAS, F. et al. Publicidade infantil: uma análise de táticas persuasivas na TV aberta. Psicologia & Sociedade, v. 25, n. 1, p.134-141, 2013.

JOVCHELOVITCH, S. Mídia e consumo. PUCRS Informação, v. 3, n. 124, p. 26, 2005.

LABURTHE-TOLRA, P.; WARNIER, J. Etnologia-Antropologia. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

LINN, S. Crianças do consumo: infância roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006.

LIPOVETSKY, G. “Acima de tudo, não devemos ter uma visão paranoica do luxo”. Revista da ESPM, v. 12, n. 1, p.10-19, 2008.

LOPAS, S. Espelho do tempo: a publicidade e a criança na mídia. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - SIPECOM. Anais... São Paulo, SP, 2011.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2011.

MCNEAL, J. Children as customers. American Demographics, v. 2, n. 4, p.36-39, 1990.

MOSCHIS, G. P.; MOORE, R. L. Decision making about the young: a socialization perspective. Journal of Consumer Research, v. 6, n. 2, p.101-112, 1979.

NASCIMENTO, A. C. A. et al. Análise de propagandas infantis da televisão aberta: aspectos do discurso midiático e mecanismos de tendência persuasiva ao consumo em Macapá. Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras-UNIFAP, v. 2, n. 1, p.109-130, 1998.

PASDIORA, M. A.; BREI, V. A. A formação do hábito de consumo infantil: uma análise crítica da Teoria de Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil. Organizações & Sociedade, v. 21, n. 68, p.789-814, 2014.

PETER, J. P.; OSLON, J. C. Consumer behavior and marketing strategy. New York: Irwin Mc Gral-Hill, 1999.

PAIVA, M. S.; SOUZA, K. C. A. Imagens e Fantasia na Publicidade Infantil. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 74.965-74.972, 2021.

PINTO, M. R. Os Pobres e o Consumo: Uma Teoria substantiva de experiência de consumo de eletrônicos. Tese de doutorado em Administração. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte, 2009.

SAHLINS, M. D. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SANTOS, L. C. S. A tevê como meio de comunicação de massa de modelar crianças. Movendo ideias, v. 5, n. 8, p.62-66, 2000.

SANTOS, A. R. et al. O Modelo de tomada de decisão de compra para o consumidor infantil. In: III Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. Anais... Curitiba, Paraná, 2008.

SANTOS, I. M. A cultura do consumo e a erotização na infância. Revista Extraprensa, v. 2, n. 2, p. 1-20, 2010.

SANTOS, A. M.; GROSSI, P. K. Infância comprada: hábitos de consumo na sociedade contemporânea. Revista Textos & Contextos, v. 6, n. 2, p.443-454, 2007.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. 2000. Consumer Behavior. New Jersey: Prentice Hall, 2000.

SILVA, C. P. M. R.; SILVA, M. C.; CRUZ, R. S. L. Responsabilidade Civil e Novas Tecnologias: desafios e impactos contemporâneos na publicidade infantil. Revista Meritum, v. 16, n. 3, p. 100-123, 2021

SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing infantil: informações fundamentais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. Rio de Janeiro: Summus Editorial, 2012.

SILVEIRA NETTO, C. F. et al. O fim da infância? as ações de marketing e a “adultização” do consumidor infantil. Revista de Administração Mackenzie, v. 11, n. 5, p.129-150, 2010.

SOARES, M. C. G. Consumo feminino de moda e influências sociais: dos blogs às consumidoras finais. Dissertação de mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, 2014.

SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, consumindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2002.

TORRES, P. A. et al. Em busca da felicidade: uma pesquisa obre o bem-estar no consumo. In: XXXVI Encontro da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração ANPAD. Anais... Rio de Janeiro, RJ, 2012.

TRINDADE, C. C. A interferência de alterações sociais sobre o comportamento do consumidor infantil. Universidade de São Paulo, Faculdade de economia, administração e contabilidade. Departamento de Administração. São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

REZENDE, L. de O.; SOUSA, C. V. e; PEREIRA, J. R.; REZENDE, L. B. O. O DISCURSO DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSUMO: : relatos e evidências. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.30781/repad.v6i3.13846. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13846. Acesso em: 6 nov. 2024.