INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL

Autores

DOI:

10.30781/repad.v6i2.13389

Palavras-chave:

Propaganda televisiva de alimentos, Influência da propaganda, Consumidor infantil

Resumo

O tipo de mídia mais comum usado para atingir o público infantil é a televisão, e é por este meio que as empresas procuram conquistar mais consumidores infantis e conservá-los fiéis à marca, principalmente no que diz respeito a alimentos, sendo este o campo de estudo da presente pesquisa, a qual teve por objetivo identificar os fatores determinantes da influência da propaganda televisiva de alimentos no comportamento do consumidor infantil. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa empírica, de caráter quantitativo-descritivo, com 283 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 11 anos, devidamente autorizadas a responder um questionário estruturado adaptado para crianças. Para a análise dos dados foi utilizada Estatística descritiva, Teste Qui-quadrado e Regressão Logística Binária. Através destes, foi possível a criação de um modelo estatístico, que que revela que, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de persuadir, mais elas podem ser influenciadas por esse tipo de mídia; também, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de entreter, mais a propaganda as influencia e; quanto maior o desejo evidente de compra após assistir à propaganda, mais a criança pode ser influenciada.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

MORAES DE OLIVEIRA, D. .; RAVELLI ELIZEU MACIEL, W.; CALDEIRA SANCHES, A.; GOMES CASAGRANDA, Y. INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.30781/repad.v6i2.13389. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389. Acesso em: 7 jul. 2024.