Benefícios da Atividade Turística na Manutenção da Saúde da Terceira Idade
DOI:
10.30781/repad.v5i1.11634Resumo
Este trabalho buscou como objetivo geral uma reflexão sobre a forma como as atividades turísticas podem interferir positivamente na saúde física, mental e emocional da população chamada terceira idade. Os objetivos secundários foram descrever aspectos que promovam avanços saudáveis à população idosa e averiguar ações estatais e governamentais quanto à saúde desse mesmo público por meio do Ministério do Turismo. A pesquisa se desenvolveu, em sua maior parte, adotando o Google Acadêmico e SciELO como bases de dados, assim como artigos e livros já publicados e disponibilizados na internet. Foram checados ainda como o Estado atua, principalmente através de medidas do próprio ministério setorial, tendo a saúde e a economia como pano de fundo, com o objetivo de dar conta tanto de pressões do mercado turístico, quanto a essa nova realidade que é o envelhecimento, cada vez mais evidente da população Os resultados deixaram visíveis que as atividades de lazer como um todo tem importante papel na promoção e manutenção qualidade de vida e saúde de idosos. Além disso, fica claro que muito ainda precisa ser feito e deve ser lapidado nessa relação entre poder público, mercado e idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mirian Cristina Vidal da Rocha, Ricardo Luis da Silva, Iramir Gabrig Oliveira, Andre Luís Faria Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.