Benefícios da Atividade Turística na Manutenção da Saúde da Terceira Idade

Autores

DOI:

10.30781/repad.v5i1.11634

Resumo

Este trabalho buscou como objetivo geral uma reflexão sobre a forma como as atividades turísticas podem interferir positivamente na saúde física, mental e emocional da população chamada terceira idade. Os objetivos secundários foram descrever aspectos que promovam avanços saudáveis à população idosa e averiguar ações estatais e governamentais quanto à saúde desse mesmo público por meio do Ministério do Turismo.  A pesquisa se desenvolveu, em sua maior parte, adotando o Google Acadêmico e SciELO como bases de dados, assim como artigos e livros já publicados e disponibilizados na internet. Foram checados ainda como o Estado atua, principalmente através de medidas do próprio ministério setorial, tendo a saúde e a economia como pano de fundo, com o objetivo de dar conta tanto de pressões do mercado turístico, quanto a essa nova realidade que é o envelhecimento, cada vez mais evidente da população Os resultados deixaram visíveis que as atividades de lazer como um todo tem importante papel na promoção e manutenção qualidade de vida e saúde de idosos. Além disso, fica claro que muito ainda precisa ser feito e deve ser lapidado nessa relação entre poder público, mercado e idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luis da Silva, Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj)

Mestrando em Turismo (UFF). Pós-Graduado/MBA em Gestão de Negócios (USP), Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM), Bacharel em Turismo (UFF), Licenciado Pleno em Turismo (UCAM), Técnico em Guia de Turismo (SENAC) e Organizador de Eventos (SENAC). Atualmente, é Monitor de Apoio ao Professor e Avaliação de Desempenho (Fundação CECIERJ) e Sócio, Consultor e Instrutor (R2E Soluções Empresarias). Conta com experiência profissional em pesquisa, atendimento, relacionamento, vendas e eventos, em organizações como Rio2016, Centro de Convenções SulAmérica, Pier Mauá, Hotel Santa Teresa. Co-Orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Turismo: CEFET-RJ, 2020-Atual. Credenciamento para Avaliação e Revisão de Títulos e Elaboração e Processamento de Questões Objetivas em Bancas Examinadoras: CEPERJ, 2019-Atual. Banca de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Turismo: UFRRJ/CEFET-RJ/FGS, 2018-Atual. Credenciamento para Consultoria/Instrutoria em Turismo e Consultoria em Planejamento Empresarial e Inovação: SEBRAE-RJ, 2018-Atual. Co-Orientação em Projetos Finais, Técnicos e Culturais de Nível Médio de Guia de Turismo e Eventos: FAETEC, 2018. Temas de interesse: ensino do turismo, currículos de graduação, educação profissional e tecnológica, gestão de eventos, guiamento, gestão empresarial, inovação em pequenos negócios, turismo de estudos e intercâmbio, empregabilidade, mercado de trabalho e carreira em turismo, hospitalidade e lazer, EAD.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

VIDAL DA ROCHA, M. C.; LUIS DA SILVA, R.; GABRIG OLIVEIRA, I.; FARIA DUARTE, A. L. Benefícios da Atividade Turística na Manutenção da Saúde da Terceira Idade. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i1.11634. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11634. Acesso em: 12 maio. 2021.