Dinâmica da incorporação de dispositivos administrativos em uma siderúrgica sobre a ótica do Institucionalismo
DOI:
10.30781/repad.v5i1.11093Resumo
A pesquisa teve o propósito de responder a seguinte questão: qual teria sido a dinâmica de sentidos dos conceitos (dispositivos) administrativos “Gestão de Riscos”, “Responsabilidade Socioambiental” e “Governança Corporativa”, captados das evidenciações contidas nos Relatórios de Administração de uma siderúrgica no Brasil, no caso, a ArcelorMittal Brasil S.A, ao longo de uma década? Para respondê-la, a investigação tomou a forma de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa documental de corte longitudinal, aplicando-se a técnica de análise de conteúdo. O universo da pesquisa compreendeu onze Relatórios da Administração, de 2007 a 2017, que foram tratados decompondo o material em categorias – para depois confrontar os achados, quando possível e apropriado, com documentação adicional da organização. Encontrou-se que, na empresa, o interesse de evidenciação dos dispositivos em estudo foi variável ao longo do período; os riscos tomaram quase que exclusivamente a feição de ameaças aos resultados; a responsabilidade socioambiental manteve-se associada à gestão da água, do ar, dos coprodutos, de energia e de CO2 bem como o trabalho seguro e algumas iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte; e a governança evoluiu ao longo do tempo, associando-se à disponibilização crescente de informações relativas ao processo de administração e às atividades operacionais e financeiras da organização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Cristina Gonçalves de Castro, Crystyane Ferreira Bernardino, Uajará Pessoa Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.