Evasão no ensino superior

Uma análise dos alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

  • Roberto Francisco de Souza robertofsouzajr@gmail.com
    PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Leila Aparecida Scherer Weiss leila_weiss@hotmail.com
    PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sergio Moacir Fabriz sergiomoacirfabriz@gmail.com
    PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sidnei Celerino da Silva sidneicelerino@yahoo.com.br
    PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

10.30781/repad.v4i3.10332

Palavras-chave:

Evasão. Ensino Superior. Ciências Contábeis.

Resumo

   

Este artigo aborda a evasão na educação superior, tendo como objetivo identificar os fatores que poderiam determinar a evasão de estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no período de 2010 a 2015. A pesquisa desenvolvida é classificada como descritiva, elaborada por meio de levantamento e com abordagem predominantemente quantitativa dos dados. Para desenvolvimento da pesquisa foram levantados junto à secretaria acadêmica os alunos evadidos no período, enviados 103 questionários e obteve-se a percepção de 31,06% dos respondentes. Como resultado, pode-se observar o fator que mais impacta na escolha do curso é a gratuidade do ensino, bem como a qualidade do curso e as condições de estudar e trabalhar são fortemente observados no momento da escolha do curso e quanto a evasão é a escolha equivocada na carreira como também a admissão em outro curso de graduação, dificuldade de acompanhar o curso, currículo desatualizado e métodos de avaliação, dificuldade financeira e relacionamento com docentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Souza, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor no Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU)

     

Leila Aparecida Scherer Weiss, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestra em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)   

Sergio Moacir Fabriz, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor de Contabilidade na Faculdade União das AméricasUniaméria

  

Sidnei Celerino da Silva, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2014). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006)

Atua como coordenador de TCC e professor na graduação em Ciências Contábeis e no Mestrado em Contabilidade da Unioeste, campus de Cascavel, nas disciplinas Metodologia do Ensino em Ciências Contábeis e Estágio de Docência

 

Referências

ADACHI, A. A. C. T. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Dissertação de Mestrado) Belo Horizonte: UFMG/FaE.

ANDRIOLA, W. Fatores Associados à Evasão Discente na Universidade Federal do Ceará (UFC) de Acordo com as Opiniões de Docentes e de Coordenadores de Cursos Wagner Andriola. REICE: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 7, n. 4, p. 342-355, 2009.

AMARAL, J. B. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Sobral). 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Universidade Federal do Ceará.

BAGGI, C. A. S. Evasão e Avaliação Institucional: uma discussão bibliográfica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, v. 16,n. 2, p. 355-374, 2011.

BARDAGI, M. P. Evasão e comportamento vocacional de universitários: Estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. 2007. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no cursos de Ciências Contábeis. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)). Universidade Federal de Santa Catarina.

BRAGA, M. M.; MIRANDA-PINTO, C. OB; CARDEAL, Z. L. Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de química da UFMG. Química Nova, v. 20, n. 4, p. 438-444, 1997.

BRASIL. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Censo da Educação Superior 2013.

BRASIL / MEC / SESU. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação.Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, 1996/1997 Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001613.pdf Acesso em: 09/12/2015.

CAVALCANTI, A. L. et al. Motivos de ingresso e de evasão dos acadêmicos de Odontologia de uma instituição pública. Rev Odontol UNESP, v. 39, n. 2, p. 95-9, 2010.

CARNEIRO, T. C. J.; DA SILVA, M. A.; DE ALMEIDA B. F. P. Fatores que afetam a permanência dos discentes em cursos de graduação a distância: Um estudo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Gestão e Sociedade, v.8, n.20, p. 651-669, Maio/Agosto, 2014.

CUNHA, J. V. A., NASCIMENTO, E. M., DURSO, S. O. D. O. Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de Ciências Contábeis de instituições públicas federais da Região Sudeste. XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 21 a 23 de julho de 2014.

CUNHA, J. V. A. et al. Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 9(2), 2015.

FRITSCH, R.; DA ROCHA, C. S; VITELLI, R. F. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 81-108, 2015.

GAIOSO, N. P. L. O Fenômeno da Evasão Escolar na Educação Superior no Brasil. Unesco. 2006. Disponível em:www.iesalc.unesco.org.ve/programas/Deserción/Informe.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.IN Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, 2012.

KRÜGER JÚNIOR, P. R., et al. Mello. Pesquisando causas e possíveis soluções para a problemática da evasão em um curso de Administração numa Universidade pública no Sul do Brasil. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 7 a 9 de Dezembro, 2011

LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, n. 25, 2012.

MARTINS, C. B. N. Evasão de alunos nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior. 2007. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado Profissional de Administração) -Fundação Pedro Leopoldo.

FIOD, E. G. M. Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) Florianópolis. Universidade Federal de santa Catarina.

NORONHA, B. N.; CARVALHO, B. M.; SANTOS, F. F. Foganhole. Perfil dos alunos evadidos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade campus Ribeirão Preto e avaliação do tempo de titulação dos alunos atualmente matriculados. Documento de Trabalho. NUPES–Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2001.

PALÁCIO, P. P. Políticas de acesso e permanência do estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na universidade do extremo sul catarinense. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina.

PEREIRA JÚNIOR, E. P. Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso: estrutura fatorial e relação com a evasão. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas.

ROSA, E. Evasão no ensino superior: causas e conseqüências: um estudo sobre a Universidade Federal de Goiás. 1995. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goias, Goiania.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.

SILVA, M. A. V. R. A evasão na UENF: uma análise dos cursos de licenciatura 2003-2007. 2009. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) − Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, Universidade Estadual do Norte Fluminense.

TEIXEIRA, L. L. T. O uso de técnicas de estatística multivariada no prognóstico de desistência de alunos em IES privadas: um estudo de caso na cidade de Foz do Iguaçu-PR. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências) − Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

VELOSO, T. C. MA; DE ALMEIDA, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá–um processo de exclusão. Revista Série-Estudos, n. 13, 2013.

VIOLIN, L. A. B. Evasão escolar na educação superior: percepções de discentes. 2012. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Tecnologia) Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

DE SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S.; FABRIZ, S. M.; DA SILVA, S. C. Evasão no ensino superior: Uma análise dos alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 3, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i3.10332. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/10332. Acesso em: 28 mar. 2024.