Evasão no ensino superior

Uma análise dos alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

  • Roberto Francisco de Souza PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Leila Aparecida Scherer Weiss PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sergio Moacir Fabriz PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sidnei Celerino da Silva PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

10.30781/repad.v4i3.10332

Palavras-chave:

Evasão. Ensino Superior. Ciências Contábeis.

Resumo

   

Este artigo aborda a evasão na educação superior, tendo como objetivo identificar os fatores que poderiam determinar a evasão de estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no período de 2010 a 2015. A pesquisa desenvolvida é classificada como descritiva, elaborada por meio de levantamento e com abordagem predominantemente quantitativa dos dados. Para desenvolvimento da pesquisa foram levantados junto à secretaria acadêmica os alunos evadidos no período, enviados 103 questionários e obteve-se a percepção de 31,06% dos respondentes. Como resultado, pode-se observar o fator que mais impacta na escolha do curso é a gratuidade do ensino, bem como a qualidade do curso e as condições de estudar e trabalhar são fortemente observados no momento da escolha do curso e quanto a evasão é a escolha equivocada na carreira como também a admissão em outro curso de graduação, dificuldade de acompanhar o curso, currículo desatualizado e métodos de avaliação, dificuldade financeira e relacionamento com docentes.

 

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Biografia do Autor

Roberto Francisco de Souza, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor no Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU)

     

Leila Aparecida Scherer Weiss, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestra em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)   

Sergio Moacir Fabriz, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor de Contabilidade na Faculdade União das AméricasUniaméria

  

Sidnei Celerino da Silva, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2014). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006)

Atua como coordenador de TCC e professor na graduação em Ciências Contábeis e no Mestrado em Contabilidade da Unioeste, campus de Cascavel, nas disciplinas Metodologia do Ensino em Ciências Contábeis e Estágio de Docência

 

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DE SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S.; FABRIZ, S. M.; DA SILVA, S. C. Evasão no ensino superior: Uma análise dos alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 3, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i3.10332. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/10332. Acesso em: 25 out. 2020.