Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa: um estudo quanto a acessibilidade em empresa de pequeno porte
Resumo
O excesso de informações ou o seu descasamento com as capacidades do seu usuário pode tornar a informação inacessível e, então, menos útil. O presente artigo tem como objetivo confrontar a acessibilidade de uma demonstração econômica bastante tradicional, baseada no regime de competência com uma demonstração financeira, baseada no regime de caixa. Em um contexto de capacidades reduzidas otimizar os recursos disponíveis pode aumentar as chances de sobrevivência no mercado. Foram apresentados os principais objetivos, questionada a acessibilidade quanto ao que o gestor consegue controlar e compreender. Como ilustração o período de observação compreendeu entrevista com o gestor de uma média empresa no município de Rondonópolis-MT. Ao final, foi possível verificar que a Demonstração dos Fluxos de Caixa apresentou mais evidências de atendimento às necessidades explicitadas pelo empresário, assim como maior facilidade de compreensão e de obtenção de dados, permitindo melhores estratégias de obter liquidez e de financiamento. A Demonstração do Resultado do Exercício, por sua vez, apesar de ter sido considerada como importante, teve sua utilização relegada a um segundo plano pelo entrevistado, por não possuir um bom sistema de controle de custos que lhe permita, segundo ele próprio, confiar no lucro apurado.
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).