Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa: um estudo quanto a acessibilidade em empresa de pequeno porte

Autores

  • Andressa Cristina Pardinho Gonçalves andressa19_01@hotmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS
  • Sara Caetano Ribeiro dos Santos saracrs1995@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS
  • Benjamin Cristobal Mardine Acuña bacuna@terra.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Resumo

O excesso de informações ou o seu descasamento com as capacidades do seu usuário pode tornar a informação inacessível e, então, menos útil. O presente artigo tem como objetivo confrontar a acessibilidade de uma demonstração econômica bastante tradicional, baseada no regime de competência com uma demonstração financeira, baseada no regime de caixa. Em um contexto de capacidades reduzidas otimizar os recursos disponíveis pode aumentar as chances de sobrevivência no mercado. Foram apresentados os principais objetivos, questionada a acessibilidade quanto ao que o gestor consegue controlar e compreender. Como ilustração o período de observação compreendeu entrevista com o gestor de uma média empresa no município de Rondonópolis-MT. Ao final, foi possível verificar que a Demonstração dos Fluxos de Caixa apresentou mais evidências de atendimento às necessidades explicitadas pelo empresário, assim como maior facilidade de compreensão e de obtenção de dados, permitindo melhores estratégias de obter liquidez e de financiamento. A Demonstração do Resultado do Exercício, por sua vez, apesar de ter sido considerada como importante, teve sua utilização relegada a um segundo plano pelo entrevistado, por não possuir um bom sistema de controle de custos que lhe permita, segundo ele próprio, confiar no lucro apurado.

Biografia do Autor

Andressa Cristina Pardinho Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Discente do 7° semestre do curso de Graduação em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Rondonópolis.

Sara Caetano Ribeiro dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Discente do 7° semestre do curso de Graduação em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Rondonópolis.

Benjamin Cristobal Mardine Acuña, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP e certificado em contabilidade internacional - IFRS pelo ICAEW - Institute of Chartered Accountants in England and Wales. Membro da Comissão de Elaboração do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e instrutor para certificação em IFRS, atua como professor convidado em cursos de pós-graduação no Centro Oeste e Sudeste, atuou como coordenador de Ciências Contábeis e de Pós-Graduação, consultor contratado de órgãos governamentais de apoio ao desenvolvimento empresarial, coordenador administrativo e financeiro de concessionária de distribuição de energia elétrica, proprietário de escritório contábil e como consultor externo de diversas empresas das áreas de horti-fruti, transporte rodoviário de carga, confecções, comércio e serviços. Tem experiência nas áreas de Administração e de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, controle interno, sistemas, contabilidade, convergência e apuração de tributos.

Downloads

Publicado

2020-05-15