Análise de balanço: estudo de caso sobre as cooperativas SICREDI com sede em Mato Grosso
Resumo
O estudo teve como objetivo verificar os indicadores econômico-financeiro das Cooperativas de Crédito Sicredi que possui sede no estado de Mato Grosso, por meio da análise das demonstrações contábeis de 2015, 2016 e 2017. O problema da pesquisa foi abordado de forma quantitativo. Quanto aos procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa documental, onde foram coletados os relatórios financeiros no site da Sicredi para posterior elaboração do estudo de caso. Após calcular os índices de liquidez, endividamento e rentabilidade, este estudo identificou que todas as instituições Sicredi com sede em Mato Grosso são dependentes de capitais de terceiros e possui rentabilidade positiva, ou seja, possuem capacidade de quitar suas dívidas, além de que as cooperativas estão sendo rentáveis para seus associados. Com isso, a análise de balanço demonstrou ser uma importante ferramenta gerencial, pois possibilita extrair informações relevantes que auxiliam no processo de tomada de decisões.
Palavras-chave: Análise. Liquidez. Endividamento. Rentabilidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).