Planejamento tributário: uma análise comparativa do PIS e COFINS no lucro real e lucro presumido no comércio de produtos agropecuários de Chapada dos Guimarães - MT
Resumo
O planejamento tributário é de indispensável para as empresas, visto que é uma forma utilizada, dentro da legalidade para reduzir os custos excessivos dos tributos, sendo de grande importância estudar e planejar a melhor forma de tributação, tendo em vista que a carga tributária brasileira é elevada. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo buscar qual é a melhor forma de tributação, realizando a comparação entre o regime de tributação cumulativo e não cumulativo do PIS e da COFINS no lucro real e lucro presumido no comércio agropecuário. Atendendo essa finalidade, foi realizado um estudo de caso na loja de produtos agropecuários em Chapada dos Guimarães, localizada a 65 km da capital de Mato Grosso, optante pelo lucro presumido. Foram elaboradas pesquisas bibliográficas visando conhecer os diversos pontos de vistas entre autores e por último a pesquisa documental, qualitativas e quantitativas. Foram disponibilizadas pela empresa as demonstrações de resultados e as guias de pagamentos das contribuições dos dozes meses do ano de 2018. Ao analisar tais documentos, foi possível identificar e contabilizar a diferença entre o sistema cumulativo e não cumulativo do PIS e da COFINS no lucro real e lucro presumido. Os resultados foram encontrados através de cálculos de comparação e apresentados em forma de tabela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).