ANÀLISE SOBRE A SITUAÇÃO FINANCEIRA E ECONÔMICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÀ / MATO GROSSO (PMC/MT)
Resumo
Este artigo objetiva-se a descrever uma análise dos balanços públicos da Prefeitura Municipal, da cidade de Cuiabá, através das contas públicas disponibilizadas no site da Prefeitura, para identificar o grau de liquidez, da receita própria, do endividamento público, e dos gastos com pessoal e os investimentos, sob a ótica do ‘Índice FIRJAN’ e seus reflexos econômico-financeiros. O ‘Índice FIRJAN’ (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de Gestão Fiscal (IFGF) tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizados, anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constitui-se também como um repositório de cenários com dados orçamentários e patrimoniais dos municípios brasileiros, que serve de estimulo para análise da cultura de responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitam o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos. A metodologia adotada para a concretização da pesquisa foi de caráter exploratório, com o objetivo de responder à possíveis hipóteses relacionados aos fatos, através da análise de indicadores, mediante abordagem horizontal dos Balanços Orçamentários, Financeiros, Patrimonial e de demais demonstrativos das receitas e despesas, dos exercícios financeiros dos anos de 2008 a 2011. Verifica-se neste trabalho que os melhores desempenhos entre as capitais brasileiras foram as cidades de Porto Velho, Vitória e Porto Alegre. E com o pior desempenho, também única a apresentar conceito D, de gestão crítica, no resultado geral, foi à cidade de Cuiabá.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).