A obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica nas operações do agronegócio sob a perspectiva dos produtores rurais de arroz e profissionais de contabilidade em um pequeno município do Rio Grande do Sul
Resumo
Com o crescimento do setor primário, elevam-se as atividades de fiscalização, surgindo a exigência de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) em operações comercias da produção rural de arroz. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos produtores rurais de arroz e dos profissionais de contabilidade de um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, quanto à obrigatoriedade da NFe. Para tanto, com uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, foram entrevistados 40 produtores rurais que cultivam arroz no município de Restinga Seca/RS e 06 profissionais contábeis que prestam serviços aos produtores da cidade. Com base nos resultados da pesquisa, verifica-se que na percepção dos produtores de arroz surgem as críticas ao governo, o aumento de gastos, as dificuldades tecnológicas e os entraves para permanência no campo. Quanto aos profissionais da contabilidade, nota-se se veem preparados para o atendimento dos produtores rurais e identificam oportunidades de expansão dos serviços oferecidos ao setor primário. O estudo conclui que a NFe impacta negativamente aos produtores rurais, fortalecendo o papel das cooperativas como fontes de apoio nessa obrigação, enquanto para os profissionais de contabilidade, espera-se que novas exigências possibilitem a expansão de serviços à atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).