PARECERES DE AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Resumo
Este artigo tem por objetivo elucidar dois importantes ramos das ciências contábeis, pela sua relevância perante a atividade profissional contábil. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, sites e artigos publicados na área contábil, com visita in loco ao Tribunal Regional do Trabalho, para obter conhecimento na prática da aplicação da perícia. Por fim, a apresentação de um estudo com as semelhanças e diferenças sobre o parecer de auditoria e parecer pericial contábil. O estudo responde às indagações seguintes: Quais são as diferenças entre auditoria e perícia contábil? Em qual momento é utilizado o trabalho do auditor e do perito contábil? Quais são os objetivos bem como a definição destes ramos contábeis? A Auditoria visa ao controle, acompanhamento, certificação se as demonstrações estão de acordo com as normas contábeis, se há necessidade de fazer mudanças para atendimento às normas e legislação, o auditor no fim do trabalho emite parecer com recomendações. A auditoria é bastante aplicada para apreciação de contas de gestores públicos. É realizada com certa frequência, normalmente anual. A Perícia contábil é o ramo que trabalha para responder aos quesitos propostos pelo magistrado. Pode ser utilizada para descobrir fraudes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).