Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.

Biografia do Autor

Marília Cerqueira Soares Martins Souto, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Contábeis

Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias

César Augusto Tibúrcio Silva, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Contábeis

Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias

Ducineli Régis Botelho, Universidade de Brasília

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Contabilidade Financeira e Educação e Pesquisa em Contabilidade

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Publicado

2020-05-15