Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).