Análise da disciplina de ética na educação contábil do Brasil

Autores

  • Beatriz Fátima Morgan beatrizmorgan@unb.br
    Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-3573-7873
  • Moacir Willmondes Alves Fonseca willmondes@outlook.com
    Universidade de Brasília
  • José Lúcio Tozetti Fernandes luciotozetti@unb.br
    Universidade de Brasília

Resumo

A atenção dada ao tema ética na educação em contabilidade difere-se entre os organismos e regulamentações. O MEC o inclui nas habilidades e competências e o currículo mundial insere os conteúdos de ética em alguns tópicos. Ambos não o referem como uma disciplina específica. Por outro lado, o Conselho Federal de Contabilidade o propõe como uma disciplina. Esta pesquisa tem por objetivo verificar como os conteúdos de ética são oferecidos nas Universidades Federais do Brasil. Os dados foram coletados nas ementas da disciplina de ética, e analisados qualitativamente entre as universidades e comparados com os tópicos dos organismos, nacional e internacional. Constata-se que mais da metade (55%) das instituições oferecem carga horária igual ou superior a 60h para essa disciplina e 91% a consideram obrigatória, alocadas, na maioria dos casos, no meio da graduação, aproximadamente. Observou-se que, entre os tópicos mais comuns, estão noções gerais de ética e o código de ética do profissional contábil. Evidencia-se ainda que, em mais de 85% das instituições o conteúdo de ética possui significativa similaridade com a proposta do CFC e do CM. Esta pesquisa se junta às demais pesquisas em educação contábil no Brasil ao apresentar detalhes que contribuem para futuras decisões em relação as disciplinas de ética.

Biografia do Autor

Beatriz Fátima Morgan, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

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Publicado

2020-05-15