ENSINO DE PERÍCIA CONTÁBIL

Autores

  • ELIETE DA CRUZ E SILVA atenasmt@terra.com.br
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Contadora. Perita Contábil. Professora da SEDUC/MT. Mestre em Ciências da Educação.
  • JOÃO WANDERLEY VILELA GARCIA vilela@ufmt.br
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Contador. Perito Contador. Professor Adjunto Departamento de Ciências Contábeis da UFMT; Doctor en Contabilidad pela Universidad Nacional de Rosario – Argentina.

Resumo

Tem como objeto de estudo, o profissional contábil,a relação de conhecimento que se estabelece no sujeito do conhecimento. Adisciplina Perícia Contábil é tema recorrente no meio acadêmico, apresentandoconteúdo programático do curso de Ciências Contábeis. Apresenta abordagemqualitativa e quantitativa, tendo como destaque a contextualização nas gradescurriculares das Instituições de Ensino Superior. Traduz em números a análisecurricular das pesquisas realizadas na área da contabilidade, utilizandométodos estatísticos, visando apontar as influências dos conteúdos conceituaise procedimentais com fulcro nos levantamentos de dados de laudos judiciais,envolvendo a perícia contábil. Observa a prática de trabalho com profissionaisque atuam na área, com os trabalhos periciais em laudos judiciais. O critériode cientificidade passa a ser a intersubjetividade, sendo o conhecimentoconstruído pelo sujeito e objeto em relação dialética. A área contábil vemsofrendo constantes mudanças, refletindo nas demandas sociais com aumento daresponsabilidade social das Universidades. Visa por resultado esperadoverificar se os profissionais estão se qualificando para atender asexpectativas do mercado. Descreve as competências para que o Perito Contadorpossa trabalhar com eficácia na área da Perícia Contábil, que exigeprofissionais com formação sólida na área de atuação, senso crítico,criatividade para a gestão dos trabalhos ofertados.

Downloads

Publicado

2013-06-17