Métodos de custeio aplicados na indústria de reciclagem de eletroeletrônicos (REE)
Resumo
RESUMO
Ao se deparar num mundo com a escassez de recursos naturais, a proliferação de resíduo urbano e a crescente evolução tecnológica, todos esses fatores alinhados ao crescimento da massa populacional, leva a busca de alternativas para utilização de recursos de maneira sustentável conforme se apresenta o tripé da sustentabilidade em suas dimensões ecológica (qualidade ambiental), social (equidade) e econômica (rentabilidade) que interconectados, passam a caracterizar certificação da capacidade de agregar valor e a representar importantes instrumentos de redução de riscos mercadológicos para as mesmas. Este artigo objetiva descrever uma contextualização de métodos de custeio no âmbito da indústria de reciclagem de eletroeletrônicos sob a ótica da teoria contábil neo-patrimonialista. O procedimento metodológico utilizado foi de natureza exploratório e descritivo, com pesquisa bibliográfica abordando tanto a questão da Industria da reciclagem, a logística reversa, a teoria neopatrimonialista, os métodos de custeio e os custos de produção na indústria de reciclagem. O resultado obtido foi uma análise descritiva da relação entre teorias de custo e a teoria neopatrimonialista aplicada ao contexto da indústria de REE (Resíduo EletroEletrônico). Ao final, conclui-se que não há apenas uma metodologia de custeio à ser utilizada, mas sim, uma junção de todos os métodos, pois além de ser uma atividade que gera empregos e, principalmente, visa a proteção e conservação do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).