Análise bibliométrica dos periódicos nacionais de maior impacto da área de contabilidade
Resumo
Com o interesse de entender o perfil dos trabalhos da área de contabilidade, publicados nos últimos anos no Brasil, este artigo verificou qual o perfil dos artigos divulgados pelos periódicos nacionais de maior impacto da área de contabilidade no período de 2013 a 2016. Foram selecionados 477 artigos publicados em cinco revistas do estrato Qualis A2 em contabilidade referente ao último quadriênio. Dentre os achados observou-se que os periódicos selecionados na amostra, em sua totalidade possuem vinculação com universidades públicas nacionais e possuem mais de 10 anos de criação. A maior parte do total de artigos analisados foi desenvolvida em coautoria por 2 autores, sendo os artigos elaborados por 3 e 4 autores também relevantes dentro da amostra. Quanto ao gênero dos autores, verificou-se predominância de autores do gênero masculino na produção científica nos veículos estudados. Em relação a produtividade dos autores, apenas 25,53% dos pesquisadores publicaram mais de uma vez e 71,47% publicaram somente uma vez. Para futuras pesquisas sugere-se a aplicação em um período maior para análise das mudanças das tendências dos estudos da área de Contabilidade. Também se sugere uma maior abrangência em relação aos periódicos selecionados, levando também em consideração os de menor impacto no conceito Qualis/CAPES.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).