Sistemas de gestão, controle de custos e a criação de vantagem competitiva em empresas de inovação tecnológica
Resumo
A vantagem competitiva procura explicar o desempenho superior das empresas, passando a representar o objetivo fundamental da gestão estratégica. Por outro lado, os parques de inovação tecnológica atuam no sentido de gerenciar o fluxo de informações, facilitando a comunicação entre os diversos atores e proporcionando inovação. Tais condições contribuem para a criação de vantagem competitiva. Esta pesquisa objetiva verificar quais são os determinantes da vantagem competitiva em empresas catarinenses. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tipo survey, constituída de uma amostra de 11 empresas instaladas no INOVAPARQ na cidade de Joinville, SC. Os resultados demonstraram que o grupo de fatores vinculados ao sistema de gestão foram os determinantes mais importantes para a vantagem competitiva com média de 71%. Outros grupos avaliados de determinantes tiveram uma importância avaliada de forma menor: o dinamismo da empresa e mercado obtiveram em média 50% de importância e os grupos de fatores vinculados ao controle de custo das empresas e disponibilidade de mão de obra ficaram com médias de importância de aproximadamente 36% e 43%, respectivamente. Em relação a vantagem de ser participante de um parque tecnológico, os responsáveis pelas empresas consideram que os aspectos positivos desta inserção foram avaliados em média com 54% de importância. Percebeu-se ainda com a Entropia que os gestores das empresas pesquisadas possuem uma maior concordância sobre a importância dos sistemas de gestão utilizados para permitir vantagem de aumento das vendas (0,9960), e também com relação a melhoria de comunicação externa (0,9943) e interna (0,9938). Estes resultados revelam que os sistemas de gestão são percebidos pelas empresas instaladas no INOVAPARQ como instrumentos que contribuem para a criação de vantagem competitiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).