Auditoria interna operacional: um estudo de caso em um escritório contábil, no município de Cuiabá – MT
Resumo
Em função da necessidade de controle nos escritórios de contabilidade que, teoricamente devem servir de exemplo para os seus clientes, este estudo faz uma indagação sobre a existência de controles internos, bem como sua eficiência em um escritório de contabilidade. Para tanto, o objetivo deste estudo é evidenciar a existência e a eficiência dos controles internos de um escritório contábil. Quanto a metodologia, foi uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo tipo caracteriza-se por ser um estudo de caso. A forma de coleta dos dados se deu em documentos e por meio da observação-participante. Os principais resultados, após a análise, foi a existência dos controles internos, porém, deveriam ser reavaliados e a forma como estes são colocados em prática, poderia ser melhor explorada. Deveria haver mais ênfase na importância desses controles e ser melhor transmitidos ao quadro de funcionários, assim, seriam alcançados melhores resultados atendendo às expectativas dos gestores. A conclusão da pesquisa evidenciou a importância em desenvolver controles internos eficientes, e que sejam avaliados e verificados constantemente, se os controles internos estão conseguindo alcançar os seus objetivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).