Estrutura de capital alvo e as estratégias de financiamento: uma análise empírica no mercado de capitais brasileiro
Resumo
Esta pesquisa buscou verificar o perfil de endividamento utilizado pelas empresas brasileiras de capital aberto e analisar se a estratégia de estrutura alvo de capital utilizada eleva o risco financeiro das mesmas tomando-se o período entre o primeiro trimestre de 2010 ao segundo trimestre de 2012. Foram utilizadas para a análise da amostra de empresas as variáveis: Dívida Total Bruta , Valor de Mercado mais Dívida Total Bruta e Capital Employed . Após separar as empresas em quatro grupos distintos, baseados na estratégia de estrutura alvo de capital utilizada (ou não utilização de uma estrutura alvo), foram aplicadas, para cada empresa, três regressões, uma para cada tipo de estratégia suposta, com as observações obtidas a partir das variáveis citadas. Foram utilizados para testar a hipótese da pesquisa o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e o teste LSD de Fisher, além da análise estatístico-descritiva do risco financeiro das empresas. Os resultados permitiram concluir com a aceitação da hipótese de que a estratégia de estrutura alvo de capital baseada no planejamento de uma razão constante de endividamento sobre o valor total da empresa eleva o risco financeiro das empresas que indicam utilizá-la em relação ao risco daquelas que adotam uma estrutura alvo de capital em valores monetários (em R$) absolutos, tendo sido essa última a melhor das alternativas, em termos de risco financeiro, dentre as demais estratégias analisadas no trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).