A Aplicabilidade do balanço especial de abertura nas EPPs e MEs um estudo da implantaçao das NBCs TG 1001 e 1002 em Cuiaba MT
DOI:
https://doi.org/10.5281/nsmz2102Resumo
Neste estudo, buscou-se pesquisar acerca da aplicação e adoção inicial das NBCs TG 1001 e 1002. O objetivo geral é diagnosticar se os profissionais contábeis das micro e pequenas empresas estão se preparando para a aplicar as normas. Os objetivos específicos são: identificar o que muda para as micro e pequenas empresas com as novas normas, apresentar os elementos necessários e critérios utilizados para a elaboração do balanço especial de abertura e averiguar se os profissionais da área contábil têm conhecimento sobre as novas normas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica e o levantamento de dados por meio de questionário eletrônico, direcionado aos profissionais da contabilidade na cidade de Cuiabá - Mato Grosso. Os resultados apontaram que a maioria dos respondentes possuem conhecimento das normas, pretendem aplicá-las, mas apenas uma pequena parcela começou a aplicá-la efetivamente. Além disso, mostram que eles possuem habilidades para a elaboração do balanço especial de abertura na adoção inicial, porém a baixa perspectiva de obtenção de alguns documentos tornaria o balanço parcialmente condizente com a realidade. O estudo apresenta contribuições ao abordar uma temática recente ainda pouco estudada, abrindo o leque para novas pesquisas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).