Working capital analysis according to the Fleuriet model: a study at Mahle Metal Leve S.A.
DOI:
https://doi.org/10.5281/bkycn295Abstract
O setor automotivo é relevante para a economia brasileira e está sujeito às variações externas de mercado. Portanto, ter uma boa gestão financeira é algo indispensável para empresas desse setor. O Modelo Fleuriet é usado para avaliação de capital de giro no qual oferece uma visão abrangente da liquidez e solvência da empresa, utilizando variáveis como Necessidade de Capital de Giro, Capital de Giro e Saldo em Tesouraria. Este trabalho teve como objetivo analisar o capital de giro da empresa Mahle Metal Leve S.A, segundo o Modelo Fleuriet. Para esse fim, foram utilizados os balanços patrimoniais dos anos de 2018 a 2022, extraídos dos relatórios anuais da empresa. Os dados foram tabulados, reestruturados, e calculados como proposto pelo modelo Fleuriet, e posteriormente realizada a análise referente ao capital de giro envolvendo a estrutura e a dinâmica financeira da empresa. Os resultados indicam que a empresa possui uma boa gestão de capital de giro de acordo com esse modelo e mesmo em momentos de condições extremas, como foi no período de pandemia de Covid-19, ela tomou medidas eficazes para prevenir um possível "efeito tesoura”. Isso incluiu o uso de benefícios fiscais, acordos trabalhistas, gestão de estoque, gerenciamento de fornecedores, postergação do pagamento de dividendos, e, sobretudo, o controle do fluxo de caixa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).