O conhecimento do profissional contábil em relação às normas internacionais de contabilidade (IFRS) na cidade de Manhuaçu/MG
Resumo
Como consequência do processo de internacionalização das normas contábeis no cenário brasileiro, a contabilidade passou a ocupar um papel de grande importância, tendo como protagonista o profissional contábil. É necessário que este profissional esteja preparado para acompanhar mais esta etapa do processo evolutivo contábil. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o grau de conhecimento do profissional contábil em relação às normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) na cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. Quanto à metodologia classifica-se do tipo descritiva, aplicada à técnica de levantamento de dados. A amostra deu-se por acessibilidade e sua abordagem caracteriza-se como quantitativa. As informações foram coletadas a partir da aplicação de questionário composto por 16 questões, utilizando a escala de Likert de três pontos onde os entrevistados puderam indicar um grau de concordância e discordância em relação às alternativas propostas. Após a análise dos dados concluiu-se que o profissional contábil de Manhuaçu necessita adquirir mais conhecimento em relação às mudanças advindas da Lei 11.638/07, tendo com resultado final que este profissional possui um grau mediano de conhecimento em relação às Normas Internacionais de Contabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).