Panorama econômico do setor produtivo do vestuário no Estado de Mato Grosso entre os anos de 2010 e 2019

Autores

  • Anderson Nunes de Carvalho Vieira andersonvieira.nunes@hotmail.com
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) http://orcid.org/0000-0002-4200-9420 http://lattes.cnpq.br/1610101480245511
  • Esdras Warley Nunes de Jesus andersonvieira.nunes13@gmail.com
    Faculdade de Tecnologia SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT)
  • João Paulo de Almeida Ferreira Silva anderson.vieira@fatecsenaimt.ind.br
    Faculdade de Tecnologia SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT)
  • Nídia Martineia Guerra Gomes anderson.vieira@unioeste.br
    Faculdade de Tecnologia SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT)

DOI:

https://doi.org/10.5281/f7gyh448


Resumo

Este trabalho avalia as inter-relações do montante com a jusante do setor produtivo do vestuário de Mato Grosso, com base em indicadores econômicos. Qual o panorama econômico do setor produtivo do vestuário de Mato Grosso entre os anos de 2010 e 2019? Para tanto, o estudo buscou descrever o cenário econômico do setor produtivo do vestuário de Mato Grosso, especificamente na produção de roupas e malharias, no período de 2010 a 2019. Constatou-se hipoteticamente que o setor produtivo do vestuário se desenvolve com experiências adquiridas de outros estados através da participação em exposições e congressos, no qual a produção e estrutura de governança sofre forte impacto alinhado à Teoria da Dependência. Este estudo se torna relevante, pois o setor do vestuário está inserido na cadeia produtiva do algodão, fomentando tanto o setor agrícola como agroindustrial. O segmento também contribui para o crescimento econômico de Mato Grosso por meio da economia regional e do agronegócio no estado por meio de variáveis como empregabilidade, consumo das famílias, desempenho institucional, estrutura de governança e contratos.

Biografia do Autor

  • Anderson Nunes de Carvalho Vieira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2013), Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - 2018) e Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional (UFMT - 2015). Também possui Especialização em Ciência da Religião pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS - 2017) e atualmente cursa Bacharelado em Administração pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Trabalha como servidor público de carreira no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) e paralelamente como Professor junto à Faculdade de Tecnologia do SENAI Mato Grosso (FATEC/SENAI-MT) ministrando aulas para os cursos de graduação tecnológica do Eixo de Gestão de Negócios. Atua também como Tutor Presencial junto ao curso de Bacharelado em Administração Pública da UFMT. Juntamente com o Prof. Dr. Alexandro Rodrigues Ribeiro é autor do livro "BIODIESEL DE GIRASSOL EM MATO GROSSO: Uma proposta socioeconômica e ambiental para a diversificação da matriz agroenergética do estado" publicado em 2019 pela Editora Universitária da UFMT (EdUFMT). Tem experiência na área de Economia Regional, com ênfase em Agronegócios, Economia Agrícola, Economia Rural, Economia Ambiental, Gestão Pública e Desenvolvimento Socioeconômico e Rural com conhecimentos teóricos e empíricos das políticas macroeconômicas que afetam estes segmentos da Economia. Desenvolve projetos de pesquisas na área da Economia Rural e Agroenergética com a proposta de inserção do girassol como matéria-prima para a produção de biodiesel em Mato Grosso e consequentemente para a diversificação da matriz agroenergética do estado. Autonomamente realiza projetos, auditorias e consultoria financeira como Economista sob o CORECON-MT nº 2075.

  • Esdras Warley Nunes de Jesus, Faculdade de Tecnologia SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT)

    Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, especialista em Auditoria, Controladoria e Gestão, bacharel em Administração e Conselheiro Titutar do CRA-MT (2022/2024); Docente da Faculdade de Tecnologia SENAI Mato Grosso e Tutor do Curso Superior de Administração Pública pela UAB/UFMT. Perito Judicial habilitado. Vistoriador de Identificação Veicular e Documental habilitado. Atual analista de planejamento e controle da Associação Agrologística de Mato Grosso (www.agrologisticamt.com.br).

  • João Paulo de Almeida Ferreira Silva, Faculdade de Tecnologia SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT)

    Tecnológo em Gestão da Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia do SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT).

  • Nídia Martineia Guerra Gomes, Faculdade de Tecnologia SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT)

    Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco, linha de pesquisa: Agronegócio e produção sustentável. Mestre em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso, linha de pesquisa: Sistemas de produção. Especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Professora junto à Faculdade de Tecnologia do SENAI Mato Grosso (FATEC/SENAI-MT) ministrando aulas para os cursos de graduação tecnológica do Eixo de Gestão de Negócios. Membro do Núcleo de Educação Digital (NED) da FATEC/SENAI/MT. Também exerce a função de Assistente à Docência na Universidade Aberta do Brasil (UAB - Polo Cuiabá MT). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, rentabilidade do produtor, canais de comercialização e sustentabilidade. Atua também como consultora na área do agronegócio.

Downloads

Publicado

2025-02-24