O tema ética na percepção dos colaboradores de uma instituição financeira

Autores

  • Daniele dos Santos Lopes Da silva daniele.santos@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Daniel José Silva Lace daniel.lace@hotmail.com
    Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

RESUMO

O profissional do setor financeiro deve possuir uma postura que busque o seu desenvolvimento contínuo e o aperfeiçoamento de competências necessárias para atender às imposições do mercado. Para tanto, tal conduta deve estar pautada em comportamentos éticos, para que se possa obter credibilidade, confiança e reconhecimento profissional. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral, identificar as percepções dos colaboradores de uma instituição financeira sobre ética, a partir das perspectivas previstas no código de ética da instituição bancária, no qual desenvolvem suas atividades. A metodologia utilizada para o alcance de tal finalidade, foi uma abordagem qualitativa de caráter descritiva, por meio de uma pesquisa a campo, sendo a amostra composta por 20 colaboradores de uma Instituição Financeira no município de Cáceres/MT, tendo como instrumento um questionário fechado, aplicado via google forms. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores conhece e coloca em prática os regulamentos contidos no Código de ética do profissional bancário. Entretanto, afirmaram que a competitividade dificulta a aplicabilidade da ética, podendo esta afirmação indicar ou não uma possível infração, afirmando que nem sempre o profissional que é mais ético é valorizado.

Palavras-chave: Ética Profissional. Instituição Financeira. Código de Ética.

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Publicado

2024-07-29