O tema ética na percepção dos colaboradores de uma instituição financeira
Resumo
RESUMO
O profissional do setor financeiro deve possuir uma postura que busque o seu desenvolvimento contínuo e o aperfeiçoamento de competências necessárias para atender às imposições do mercado. Para tanto, tal conduta deve estar pautada em comportamentos éticos, para que se possa obter credibilidade, confiança e reconhecimento profissional. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral, identificar as percepções dos colaboradores de uma instituição financeira sobre ética, a partir das perspectivas previstas no código de ética da instituição bancária, no qual desenvolvem suas atividades. A metodologia utilizada para o alcance de tal finalidade, foi uma abordagem qualitativa de caráter descritiva, por meio de uma pesquisa a campo, sendo a amostra composta por 20 colaboradores de uma Instituição Financeira no município de Cáceres/MT, tendo como instrumento um questionário fechado, aplicado via google forms. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores conhece e coloca em prática os regulamentos contidos no Código de ética do profissional bancário. Entretanto, afirmaram que a competitividade dificulta a aplicabilidade da ética, podendo esta afirmação indicar ou não uma possível infração, afirmando que nem sempre o profissional que é mais ético é valorizado.
Palavras-chave: Ética Profissional. Instituição Financeira. Código de Ética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).