Evolução dos aspectos ambientais e relação do desempenho ambiental com a receita líquida
Resumo
O estudo objetiva analisar a evolução dos aspectos ambientais e a relação do desempenho ambiental com a receita líquida das empresas brasileiras que compõem o ISE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população da pesquisa compreende todas as empresas listadas no ISE, sendo a amostra, as empresas que apresentavam os dados necessários sobre os aspectos ambientais, bem como, investimentos ambientais em seus relatórios de sustentabilidade, relatórios anuais ou relatos integrados no período de 2019 e 2020. Ademais, foram analisadas as informações relativas aos investimentos ambientais e correlacionados com a receita líquida das empresas analisadas por meio da correlação de Kendall a partir do software estatístico SPSS®. Os resultados revelaram que das empresas analisadas, em sua maioria, estão preocupadas com os aspectos ambientais, buscando reduzir o consumo/geração destes, desenvolvendo suas atividades voltadas à proteção ambiental. Com relação aos investimentos ambientais, foi notável que estes estão aumentaram na maioria das empresas analisadas no ano de 2020, ou seja, existe uma preocupação com o desempenho ambiental. Verificou-se ainda que não há relação entre o desempenho ambiental e a receita líquida das empresas analisadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).