O papel mediador da esperança nas relações de ansiedade e depressão e a satisfação do trabalho em tempos da pandemia do COVID19
Resumo
Este estudo objetivou analisar o papel mediador da esperança nas relações entre depressão e ansiedade e a satisfação no trabalho no contexto de pandemia do COVID 19. A pesquisa realizada foi descritiva, com dados quantitativos e corte transversal. A amostra final contou com 234 respostas, selecionadas pela técnica de amostragem por conveniência e pelo método bola de neve. A análise de dados foi realizada através da modelagem por equações estruturais com estimativa dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostraram um efeito direto negativo entre as relações: depressão e esperança e ansiedade e esperança, verificou-se ainda um efeito direto positivo entre esperança e satisfação no trabalho. Adicionalmente foi identificado um efeito mediador da esperança nas relações de depressão e satisfação no trabalho, assim como a esperança exerceu o papel de mediação na relação entre ansiedade e satisfação no trabalho. Deste modo, o estudo em questão contribui para demonstrar o papel da esperança como um fator importante para o contribuir com a diminuição da satisfação quando depara-se com a ansiedade e depressão no trabalho em tempos que foram assolados pela pandemia do COVID-19.
Palavras-chave: Esperança; Ansiedade; Depressão, Satisfação no Trabalho
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).