Percepção dos profissionais contábeis em relação a implementação do eSocial
Resumo
O advento do eSocial provocou mudanças na rotina dos profissionais responsáveis pelo envio das informações trabalhistas e previdenciárias. Diante disso, este estudo buscou identificar os reflexos percebidos pelos profissionais do departamento pessoal de escritórios de contabilidade, quanto da implementação do eSocial, em Campos Gerais. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas compostas por 10 questões, submetidas a validação prévia por profissionais da área. Foi adotada a metodologia qualitativa e descritiva, com dados extraídos de diálogo com 12 funcionários de escritórios da região dos Campos Gerais. Como principais resultados, foi identificado que a implementação do eSocial ocasionou mudanças na rotina dos profissionais, que encontraram como maior dificuldade a conscientização dos clientes, quanto as novas exigências e o cumprimento dos prazos, agora fiscalizados em ‘tempo real’. Por outro lado, os entrevistados acreditam que no longo prazo o módulo irá simplificar as rotinas de trabalho. O estudo tem como contribuições a comparação da perspectiva de profissionais que atuam no campo e oferece evidências a respeito do relacionamento dos profissionais com a regulamentação do eSocial.
Palavras-chave: eSocial, percepção profissional, rotinas organizacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).