Contabilidade e comprometimento ambiental: análise das empresas petroquímicas brasileiras
Resumo
Por conta da crescente preocupação do governo, das empresas e de toda a sociedade com a diminuição de recursos naturais disponíveis e sua exploração em grande escala, a contabilidade ambiental vem crescendo e mostrando a sua importância. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o comprometimento ambiental das empresas petroquímicas brasileiras. Observaram-se as empresas petroquímicas de capital aberto listadas na Brasil Bolsa Balcão – B3, por meio da avaliação das demonstrações e relatórios contábeis e de sustentabilidade do 4º trimestre de 2019 de 9 empresas. Os resultados demonstram que, a maior parte das empresas (77,8%) está comprometida ambientalmente, ou seja, tem preocupação com a comunicação dos investimentos ambientais, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Contudo, as empresas petroquímicas seguem a tendência de evidenciar pouco ou nada sobre as informações ambientais em suas demonstrações financeiras, sendo as maiores empresas as que mais reportam elementos ambientais em seus relatórios. Esses achados proporcionam conhecimento sobre o comprometimento ambiental por porte das entidades brasileiras do setor petroquímico, permitindo a sociedade, órgãos reguladores e demais interessados exigirem uma atitude mais responsável por parte das empresas.
Palavras-chave: Petroquímicas; Contabilidade Ambiental; Análise das Demonstrações Financeiras; Responsabilidade Socioambiental; Disclosure Ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).