Eficiência da alocação de recursos públicos com educação na região centro-oeste brasileira

Autores

  • Mara Regina dos Santos Reinehr mrreinehr@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

A educação é direito constitucional e exerce um papel importante no desenvolvimento da sociedade. Todavia, com as diferenças socioeconômicas regionais do país, situações negativas na qualidade da educação vêm sendo apresentadas em indicadores sociais. O presente estudo objetivou avaliar o desempenho da alocação dos recursos públicos na região Centro-Oeste, no ano de 2015, classificando os municípios quanto ao nível de eficiência e representando-os em um ranking posicional. Foram coletados dados de cada município nas bases de dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados mostraram que, dos municípios investigados o estado de Goiás e Mato Grosso, ao qual apresentaram maior quantidade de DMU’s eficientes demonstraram boa utilização de seus recursos. É necessário que novos estudos oportunizem a atualização dos resultados por município a partir de 2016, visto que não foi possível coletar dados atuais de anos posteriores, pois,  possibilitarão uma visão ampliada dos resultados por municípios (redes municipais de ensino), e respectivamente de seus gestores, podendo abordar outras metodologias e variáveis.

Downloads

Publicado

2022-07-25