Corrupção e a dinâmica do resultado primário dos municípios brasileiros
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar em que medida a corrupção política pode comprometer o esforço dos entes públicos em alcançar metas pré-estabelecidas para o resultado primário. Assim, verificar-se a existência de mudança estrutural no resultado primário dos municípios brasileiros durante o período em que ocorreu o caso da “máfia das ambulâncias” ou “sanguessugas” (1999 a 2006). Nossos resultados estimados incialmente por meio de um modelo puramente sazonal de médias móveis do resultado primário indicaram por meio do teste de Chow que houve no período do escândalo de corrupção em relevo, consecutivas mudanças estruturais na série, sendo o ano de 2004 aquele que apresentou quebras estruturais mais significativas. Sob a égide da teoria da escolha racional, podemos concluir que a corrupção é um tipo de ação que caracteriza a racionalidade dos atores sociais tendem a selecionar ações cujo resultado esperado é um olhar totalmente sob a primazia do individual sobre o coletivo, sobretudo, maximizando-se os ganhos. Neste caso, empresários e políticos negociavam contratos licitatórios destinados à aquisição de veículos e equipamentos para área de saúde, cujos montantes estimados suplantam em mais de cem milhões de reais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).