Créditos de carbono: implantação, comercialização e contabilização de CBIOs
Resumo
O foco principal desta pesquisa é apresentar as possibilidades de contabilização de contabilização dos “créditos de carbono”, e para tal faz-se necessário trazer a explicação histórica, bem como também as etapas desde a implantação em empresas produtoras de Biocombustíveis dos projetos de MDL, passando pela sua certificação perante a Receita Federal por meio da emissão de notas de eficiência energética ambiental e posteriormente a negociação na Bolsa de Valores. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Apesar de não haver regulamentações definidas, existem vertentes de autores que indicam os possíveis caminhos a serem utilizados na contabilização, tendo como intuito os debates a respeito da melhor forma para uma contabilidade voltada para área ambiental, com os lançamentos destes em ativos intangíveis, instrumentos financeiros, estoque como commodity, ou ainda prestação de serviços.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).