Mudanças no regime de trabalho dos docentes das IES brasileiras: uma análise através de escalonamento multidimensional
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as mudanças do regime de trabalho e da titulação dos docentes das IES brasileiras, a partir dos dados divulgados pelo INEP/MEC no período de 2004 a 2009. Os dados utilizados foram retirados dos resultados do Censo da Educação Superior realizado no ano de 2009 pelo INEP em parceria com o MEC. Para analisar os resultados foram apresentadas as freqüências absoltas e relativas referentes ao regime de trabalho e a titulação dos docentes. Foram ainda utilizadas as variações referentes a essas mesmas variáveis. Por fim, buscou-se comprovar os resultados referentes à variável titulação com a aplicação o escalonamento multidimensional. Quanto ao regime de trabalho verificou-se que a quantidade de docentes horistas diminuiu no decorrer dos anos verificados, enquanto que o número de docentes contratados em tempo parcial e integral manteve-se o mesmo nesse mesmo período. No que tange a titulação dos docentes observou-se que a maioria deles possuem especialização e mestrado. Cabe ressaltar ainda que o número de doutores tem crescido com o passar do tempo. É mister destacar que o número de docentes contratados sem graduação aumentou no ano de 2009, fato que pode comprometer a qualidade do ensino superior das IES brasileiras. Logo, de forma geral, verificou-se que a maioria das mudanças encontradas tendem a ser positivas e evidenciam grandes possibilidades de melhorias na qualidade do ensino superior brasileiro. Sabe-se que esse processo de mudança pode ser demorado, entretanto é perceptível que os primeiros passos estão sendo dados. Sugere-se que, para trabalhos futuros, utilizem-se outras variáveis além do regime de trabalho e da titulação dos docentes. É possível ainda segregar os dados por região, para analisar se existe diferença ou evolução nos dados. Por fim, existe a possibilidade de aumentar o período de análise para melhorar o rol dos dados e traçar uma evolução mais completa.
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