Controle interno como ferramenta de gerenciamento de riscos para pequenas e médias empresas: um estudo em uma empresa de Cuiabá-MT
Resumo
O presente artigo teve como objetivo demonstrar como o controle interno pode contribuir para o gerenciamento de riscos em uma empresa de pequeno porte de Cuiabá/MT. O tema controle interno vem sendo muito abordado dentro das maiores organizações, mas nas pequenas empresas muitos donos não percebem e não possuem o conhecimento de que muitas técnicas de controladoria e gerenciamento podem ser difundidas sem grandes investimentos e gerenciadas pelo próprio proprietário ou administrador, e são nessas pequenas empresas que os procedimentos operacionais e rotinas administrativas são mais propensas a erros. Para a realização desse estudo utilizou-se uma abrangente revisão bibliográfica sobre o tema, foi uma pesquisa qualitativa caracterizada por um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo de semijoias em Cuiabá MT. É defensável com base em elementos bibliográficos que existe uma grande contribuição de informações do controle interno para o gerenciamento de riscos, desde que esse controle interno tenha uma implementação consistente, eficiente e integra a qual se torna fundamental para a continuidade, crescimento e proteção dos ativos da empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).