MAPEAMENTO DAS PESQUISAS EM FINANÇAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE 2009 A 2018
Resumo
A produção científica na área de finanças no Brasil é vasta, porém enfrenta alguns problemas como o produtivismo acadêmico, o estrangeirismo e o paroquialismo. Muitos trabalhos foram feitos na área até então, no entanto são poucos os que se propõem a fazer uma análise do panorama geral e atual da área. Com base nessas evidências, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica do EnANPAD e das Revistas com Qualis Capes ≥ B1 da área de finanças no período de 2009 a 2018, bem como identificar quais são os temas mais abordados nas subáreas de finanças tradicionais e finanças comportamentais, verificar quais são os autores mais prolíficos e averiguar quais são as revistas que mais publicam artigos da área. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico com 899 artigos através de dois softwares: o Mendeley e o VOSviewer. Verificou-se que o número de artigos publicados na área varia de acordo com o banco de dados e com a subárea analisada, que a distribuição da produção acadêmica é dividida em dois grupos: um com grande número de autores que publicaram apenas um artigo e o outro com reduzido número de autores que produzem uma grande quantidade de artigos, e que existe um núcleo de periódicos pertencentes à área de contabilidade que mais publicou artigos sobre finanças no período estudado. Foi observado ainda que na subárea de finanças comportamentais, os assuntos sobre “alfabetização financeira” foram os mais recorrentes, enquanto os temas sobre o mercado de capitais e as empresas de capital aberto foram os mais abordados nos artigos de finanças tradicionais, representados pela palavra-chave “empresas brasileiras de capital aberto”. Concluiu- se que as publicações estão voltadas para assuntos sobre as grandes corporações, observando-se a necessidade de trabalhos que tratem de assuntos cotidianos das pequenas e médias empresas que foram pouco abordadas nos artigos analisados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).