BENEFÍCIOS DA CRIAÇÃO DE UMA HOLDING PARA SUCESSÃO EMPRESARIAL EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO
A STUDY IN A REAL ESTATE COMPANY
Resumo
O universo de organizações empresariais no Brasil é formado em sua maioria por empresas familiares e sua relevância na economia brasileira é inquestionável. Porém, pesquisas apontam que um percentual muito reduzido dessas empresas chega a sua terceira geração. As peculiaridades das relações pessoais envolvidas tornam o processo de sucessão um verdadeiro desafio. Nesse cenário, traçou-se o objetivo desta pesquisa, qual seja a constituição de uma holding familiar para uma empresa do ramo imobiliário em Sinop, região médio norte de Mato Grosso. Através da metodologia pesquisa-ação foi possível estabelecer a ordem dos procedimentos a serem seguidos pelo pesquisador e administradores envolvidos. Foram realizadas reuniões com os membros da família e administradores da empresa, além de coletas documentais visando reunir as informações necessárias à criação da holding. Os resultados evidenciaram benefícios estratégicos no que diz respeito a sucessão empresarial, formalizando a vontade do patriarca e fundador sem a interferência na “vida” da empresa; e, benefícios financeiros ao desonerar a empresa da dupla tributação de recursos. Um limitador foi a não implantação imediata da holding, impossibilitando a avaliação concreta dos resultados, o que sugere a realização de estudos futuros envolvendo o monitoramento de todas as situações envolvidas após a implantação de holdings.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).