INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT), CAMPUS TANGARÁ DA SERRA-MT

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Resumo

A universidade exerce papel importante no incentivo à pesquisa científica, o qual tem como base o apoio dos professores para propiciar a inserção do acadêmico à pesquisa como principal estímulo às atividades que fomentam a Iniciação Científica (IC). O estudo teve como objetivo geral identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis em relação ao tema Iniciação Científica. Quanto a metodologia a pesquisa classificou-se como descritiva com abordagem quantitativa dos dados. A coleta ocorreu por meio da aplicação de questionário fechado aplicado no segundo semestre de 2018, aos alunos matriculados do 1º ao 8º semestre, no curso de Ciências Contábeis, na Universidade de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra – MT. A população foi composta por 242 acadêmicos, sendo que destes, 153 participaram da pesquisa. Conclui-se que houve predominância do gênero feminino (57%) e que a maioria dos acadêmicos (72%) tem alguma percepção sobre o tema Iniciação Científica, contudo 69% dos entrevistados alegou não possuir nenhuma produção científica e 77% desconhece os programas de fomento à pesquisa científica, o que provavelmente se reflete na baixa participação em projetos científicos (8%).

 

Palavras-chave: Pesquisa. Iniciação Científica. Conhecimento. Aperfeiçoamento. 

Biografia do Autor

Ariel Lopes Torres, Universidade do Estado de Mato Grosso

FACSAL - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Linguagem

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Publicado

2021-06-09