INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT), CAMPUS TANGARÁ DA SERRA-MT
Resumo
A universidade exerce papel importante no incentivo à pesquisa científica, o qual tem como base o apoio dos professores para propiciar a inserção do acadêmico à pesquisa como principal estímulo às atividades que fomentam a Iniciação Científica (IC). O estudo teve como objetivo geral identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis em relação ao tema Iniciação Científica. Quanto a metodologia a pesquisa classificou-se como descritiva com abordagem quantitativa dos dados. A coleta ocorreu por meio da aplicação de questionário fechado aplicado no segundo semestre de 2018, aos alunos matriculados do 1º ao 8º semestre, no curso de Ciências Contábeis, na Universidade de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra – MT. A população foi composta por 242 acadêmicos, sendo que destes, 153 participaram da pesquisa. Conclui-se que houve predominância do gênero feminino (57%) e que a maioria dos acadêmicos (72%) tem alguma percepção sobre o tema Iniciação Científica, contudo 69% dos entrevistados alegou não possuir nenhuma produção científica e 77% desconhece os programas de fomento à pesquisa científica, o que provavelmente se reflete na baixa participação em projetos científicos (8%).
Palavras-chave: Pesquisa. Iniciação Científica. Conhecimento. Aperfeiçoamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).