Os custos de governança refletem no valor de mercado e na rentabilidade das empresas?

Autores

  • Lyss Paula de Oliveira lysspaula@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jéssica Lustosa Schaedler jessicaschaedler06@gmail.com
    Universidade Estadual de Mato Grosso

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o comportamento dos custos, da rentabilidade e do valor de mercado das companhias brasileiras de capital aberto após a adesão ao segmento de governança corporativa do Novo Mercado. A amostra foi composta por 128 empresas abertas e o dados foram extraídos da base de dados Economática e dos Formulários de Referência dos anos de 2010 a 2016. Foram gerados três modelos de regressão para as variáveis independentes valor de mercado, rentabilidade e custos de governança. Os resultados evidenciam que os custos com governança afetam mais de forma negativa a estrutura de ativos das empresas do que o retorno gerado ao acionista e ao mesmo tempo promove um equilíbrio com o valor de mercado. Também pode-se notar que o risco da empresa teve relação com os principais elementos do estudo, sendo constatado que riscos elevados afetam de forma negativa o valor de mercado das empresas, que se a rentabilidade for insatisfatória ou se a empresa tiver muitos custos faz com que os riscos aumentem. O estudo contribui tanto ao meio acadêmico, quanto corporativo ao trazer evidências sobre a relação dos custos implícitos às práticas de governança e um possível reflexo no valor de mercado e na rentabilidade das empresas.

Palavras-chave: Governança Corporativa. Custos de Governança. Valor de Mercado e Rentabilidade.

Biografia do Autor

Lyss Paula de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Mato Grosso e Mestre em Contabilidade pela Fucape Business School. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2023-02-10