Os custos de governança refletem no valor de mercado e na rentabilidade das empresas?
Resumo
O objetivo do estudo é analisar o comportamento dos custos, da rentabilidade e do valor de mercado das companhias brasileiras de capital aberto após a adesão ao segmento de governança corporativa do Novo Mercado. A amostra foi composta por 128 empresas abertas e o dados foram extraídos da base de dados Economática e dos Formulários de Referência dos anos de 2010 a 2016. Foram gerados três modelos de regressão para as variáveis independentes valor de mercado, rentabilidade e custos de governança. Os resultados evidenciam que os custos com governança afetam mais de forma negativa a estrutura de ativos das empresas do que o retorno gerado ao acionista e ao mesmo tempo promove um equilíbrio com o valor de mercado. Também pode-se notar que o risco da empresa teve relação com os principais elementos do estudo, sendo constatado que riscos elevados afetam de forma negativa o valor de mercado das empresas, que se a rentabilidade for insatisfatória ou se a empresa tiver muitos custos faz com que os riscos aumentem. O estudo contribui tanto ao meio acadêmico, quanto corporativo ao trazer evidências sobre a relação dos custos implícitos às práticas de governança e um possível reflexo no valor de mercado e na rentabilidade das empresas.
Palavras-chave: Governança Corporativa. Custos de Governança. Valor de Mercado e Rentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).